Artigos

Dicas para Superar Dias Difíceis

10 Dicas Para Superar Dias Difíceis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este artigo é recomendado para quem está passando por momentos de dificuldade e está prestes a desistir de tudo, jogando a toalha, mas nem sabe o que poderá fazer depois, porque o problema não desaparecerá simplesmente porque ocorreu a desistência.

Tem dias que você acorda e se arrepende não é? No decorrer do dia, você se dá conta de que tudo está dando errado e pensa no seu íntimo como gostaria de começar de novo e fazer tudo diferente ou ainda como gostaria de nem ter que passar pelo que está passando.

Nessas horas é que vêm com grande força o desânimo e a frustração. A vontade de desistir é enorme e, muitas vezes, você desvia seu foco do problema, buscando um escape em uma distração qualquer, mas fica aquela culpa de estar só atrasando a solução. "Ah... como seria bom se caisse do céu a solução!". "Bem que Deus podia realizar um milagre como fez com os hebreus no deserto, com o maná".

Mas meu amigo ou minha amiga, nem sempre a vida é fácil e os momentos difíceis fazem parte do nosso cotidiano. Se eles não existissem não saberíamos dar valor ao que importa. Além disso, as dificuldades têm muito a nos ensinar, nos fazem amadurecer e nos tornam pessoas melhores.

Mesmo trazendo muito aprendizado para as nossas vidas, os momentos difíceis podem ser complicados. Porém, existem algumas maneiras de fazer com que eles passem da forma mais suave. Leia abaixo algumas dicas de superação. Elas têm me ajudado a enfrentar minhas dificuldades e eu acredito que possam ajudar você também.

Aceite-se com os Erros e com os Acertos

As coisas acontecem. Por mais que a gente faça de tudo para ser feliz, existem coisas que fogem do nosso controle. Quanto mais rápido você aceitar tudo o que está acontecendo, mais rápido você poderá canalizar seus recursos para encontrar a solução que precisa.

Entenda que errar é humano. Todo mundo erra... até os campeões.

Se você está com baixa autoestima, achando que só comete erros, saiba que você está errado. No meio de tantos erros, existem acertos sim. E você precisa reconhecê-los.

Pare e Respire Fundo

Não importa o tamanho do seu problema, encontre um tempo para fazer uma pausa e respirar fundo. Recomendo-lhe isolar-se um pouco com você mesmo. Procure ficar diante de um espelho. Este será o seu momento. Pode chorar se quiser. Só você saberá desse choro (Eu já fiz muito isso no meu banheiro).

Mesmo (especialmente) em casos de emergência, esse momento de parada diante de si é importante para acabar com aquela sensação de não saber o que fazer.

Respirar fundo ajuda a acalmar e colocar as ideias no lugar. Dê tempo para que seu sangue percorra por todo o seu corpo, levando novas energias a você.

Se você não se der esse momento de reflexão, não apenas deixará de encontrar uma boa solução para o problema, como estará mais propenso a repetir os seus erros.

A Importância da Reação

Seguindo adiante, saiba que existe uma infinidade de citações motivacionais que dizem que mais importante do que acontece de ruim na sua vida é a forma como você age em relação a isso. Você não pode controlar o modo como as outras pessoas agem. Mas sempre pode controlar a sua reação. Caso você não tenha pensado nisso antes, há uma boa notícia: nunca é tarde para começar.

Comece a reagir em sua mente. Construa mentalmente a solução do seu problema, arregace as mangas e vá ao alcance dela.

Tire sempre uma Lição Boa das Dificuldades

Eu acredito que Deus dá o frio conforme o tamanho e espessura do nosso cobertor. Nunca somos tentados além das nossas forças para resistir. Por isso, não importa o tamanho do problema que está diante de você, seus desafios atuais apresentam uma oportunidade para seu aprimoramento. Com eles, você tem a chance de aprender a reagir com positividade, graça e criatividade.

Passar por dificuldades irá expandir e fortalecer sua mente, corpo e espírito, e fazer com que você aprenda a desenvolver soluções para os seus problemas, se tornando mais forte do que é. Aproveite esta oportunidade. Eu sei que é clichê, mas vou lhe dizer: "faça do limão uma limonada".

Não Tenha Pressa

Mesmo que os seus problemas tenham sido criados instantaneamente, eles podem levar algum tempo para serem resolvidos.

Dívidas, por exemplo, podem ser criadas em apenas alguns minutos, porém, resolver os problemas criados por elas leva tempo. Portanto, mantenha a calma e saiba que tempo é algo natural em um processo de transformação. Claro que isso não significa deixar o problema de lado, mas sim manter a calma para encontrar a melhor solução e se preparar para executá-la.

Mantenha-se Saudável

Geralmente quando estamos com baixa autoestima, nós deixamos de cuidar de nós mesmos. Alimentamo-nos mal, não nos hidratamos adequadamente, não dormimos o suficiente (ou dormimos demais como uma fuga). São várias as formas de nos debilitarmos. Psicologicamente, é uma autodestruição. É como se quiséssemos brigar conosco porque não estamos fazendo o que deveríamos para a realização dos nossos sonhos.

Mas saiba que para reagir e resolver nossos problemas, vamos precisar de saúde. Por isso, manter-se saudável é muito importante neste momento.

Tente Algo Novo

Experimentar coisas novas ajuda-nos a abrir nossa mente para alternativas e para a criatividade. Muitas vezes durante a execução de uma nova atividade, encontramos a solução para nossos problemas.

Busque atividades que lhe dêem prazer. Pode ser trabalhos manuais, exercícios físicos, ajudar instituições de caridade, cantar no banheiro etc.

Muitas vezes o fato de não pensar o dia todo no problema contribui para que encontremos a solução. 

Busque o Apoio das Pessoas

Esta dica traz três benefícios: O primeiro, ao expor seu problema para terceiros, você precisa e consegue concatenar as coisas em sua mente, fazendo com que o seu raciocínio seja claro e a solução torne-se palpável. O segundo benefício é ter duas ou mais cabeças pensando na solução do problema. E o terceiro, é descobrir que outras pessoas podem estar passando pelo mesmo problema ou já terem passado. Aí, poderá haver o enriquecimento da eperiência e o esforço mútuo pela busca da solução.

Cerque-se de Pessoas Positivas

Algumas pessoas com seus comentários negativos têm o poder de nos fazer sentir pior e ouvi-los em momentos de preocupação e tensão é a pior coisa. Por isso, fuja delas e cerque-se de pessoas que tragam a você palavras de ânimo e de conforto.

Elogie o Que Está Indo Bem

Mesmo que seu problema seja enorme, ele não é tudo na sua vida. Haverá sempre algo que esteja bem nela.

Se você está passando por problemas financeiros mas sua saúde está boa, reconheça isso e levante as mãos para o céu. Se você está em crise conjugal, mas seus filhos estão bem e você os ama e sabe que pode contar com eles, perceba que isso é uma vitória. Se você está vivo, isso é um milagre e já merece um grito de alegria.

Procure identificar em sua vida, o que está dando certo, o que não foi afetado pelo problema e valorize. Procure encontrar forças a partir desse ponto.

Reconheça e comemore todas as coisas positivas da sua vida, incluindo o seu progresso na busca de uma solução para o seu problema.

Todos sempre têm algo para serem gratos. Se você está vivo, sempre há energia e espaço para melhorias e mudanças. Portanto, abra os seus olhos para as coisas boas que cercam você e saiba reconhecer que a sua vida não está completamente ruim.


Se este artigo foi importante para o seu processo de superação, que tal deixar nos comentários uma mensagem? Sua partilha poderá, inclusive, contribuir para que outras pessoas possam descobrir o caminho da superação.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar