Artigos

12 Lições que aprendemos com a Água sobre Empreendedorismo

12 Lições que Aprendemos com a Água sobre Empreendedorismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A água nunca discute com seus obstáculos, apenas os contorna. Esta e outras valiosas lições que encontraremos a seguir, nos ajudarão a refletir sobre como devemos conduzir nossos empreendimentos.

#1 - A água se desloca pelo caminho mais fácil

A água não complica a sua vida. Segue a regra de que  o inimigo do bom é o melhor. Sabendo disso, ela segue pelo caminho mais fácil, mas não, todavia, pelo caminho mais curto, e sim pelo mais natural. No caminho mais curto complicamos tudo, teorizamos, dispendemos energias que poderiam ser poupadas na continuação ou em novos projetos. Alguns empreendedores parecem valorizar o sofrimento para chegar ao mesmo objetivo que poderia ter sido conseguido de maneira mais longa, mas mais natural. O ego e a ansiedade nos convencem que os caminhos mais fáceis são também os mais curtos, o que nem sempre é uma verdade. Por isso, fique atento a essa lição da água.

#2 - A água não enfrenta os obstáculos sem importância

Quando o riacho encontra uma pedra pelo caminho, ela não fica histérica e nem paralisada de medo. Ela não perde energia nem tempo em uma pedra sem importância. A água contorna a pedra e segue seu caminho.

O mesmo deveria acontecer conosco em nossos empreendimentos. Com certeza, no dia a dia vamos nos deparar com muitas pedras. Se dermos importância a todas, não chegaremos a lugar nenhum. Como a água, devemos ter foco e seguir sempre em frente, rumo aos nossos objetivos. 

#3 - A água não perde tempo argumentando com obstáculos

Ela simplesmente os contorna.

Seguindo o exemplo da água, não devemos perder nosso tempo em discussões que não nos levarão a nada. Perceba as distrações que atrasam seus projetos e livre-se delas. Contorne-as quase ignorando-as. Fuja daquelas pessoas que só sabem murmurar, resmungar, reclamar de tudo e de todos. Conversar com elas e, principalmente, discutir com elas não ajudará em nada para a realização de seus planos.

#4 - A água que segue em frente não estagna

É na água parada que os mosquitos se procriam.

Quando deixamos de fluir como a água, ficamos estagnados em nossa zona de conforto e a doença da preguiça, do desânimo e muitos outros males nos atingemm fazem morada em nossa mente frágil. Somente em movimento temos saúde e disposição para realizar nossos objetivos. Sonhos são conquistados quando acordamos e vamos em busca da realização deles.

#5 - A água procura o úmido

... porque corre com mais facilidade em uma superfície úmida. Se o caminho estiver seco, será sugada antes de poder se movimentar. A água procura o úmido assim como o fogo procura o seco.

Como a água, devemos fazer o mesmo em nossos empreendimentos: procurar pessoas afins que conosco sigam o caminho. Em boa companhia tudo fica mais fácil. Acompanhados, chegamos mais longe.

#6 - A água tem uma missão a cumprir

O rio tem o propósito de levar suas águas para o mar. O rio irriga as margens, transporta a matéria orgânica, leva a vida para as cidades e os campos.

Qual é a sua missão? Qual a missão do seu projeto?

Conhecendo a razão pela qual você enfrentará todos os obstáculos que surgirão no caminho, tudo ficará mais fácil e a vitória muito certamente estará garantida.

#7 - A água se acumula até encontrar a borda mais baixa

Caindo em um buraco, a água vai para o fundo. Se não encontrar saída, ela se acumula e preenche o desnível. O nível da água se eleva até encontrar uma borda mais baixa, e assim ela sai do buraco e continua sua missão.

Numa situação de dificuldade, muitas vezes nos deixamos acomodar no fundo do poço; isso é extremamente errado. Devemos aprender com nossos erros e usá-los para encontrar a borda mais baixa. É a lição da calma e da confiança na nossa vida.

#8 - Água agitada destrói o que está em sua volta

Um dos principais fatores que gera a erosão é a água. Todo mundo conhece o ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". As ondas do mar podem causar grandes estragos, haja vista as catástrofes causados pelas tsunames.

Quando nossa mente está muito agitada, com excesso de trabalho e preocupações, podemos não pensar com clareza e causar grandes estragos também. Por isso, o melhor a fazer é acalmar nosso coração, respirar fundo, distrair nossos pensamentos, para em seguida pensar calmamente como resolveremos nossos problemas. Querer resolver as coisas no calor de uma discussão ou da emoção, pode nos trazer grandes prejuízos.

#9 - A água se renova sempre

O fluxo renovador da água é constante. A água é rio, é gelo, é nuvem, é mar, é chuva. Devemos como ela também buscar nossa renovação. Versatilidade, adaptabilidade, flexibilidade.

Tudo na vida é fluxo. A vida é mutação, ciclo, mudança, evolução espiritual e pessoal. Fluxo não é “se deixar levar”, é aproveitar o que é necessário e eliminar o que não serve mais. Ter um objetivo inicia um fluxo, dá motivação e sentido à vida.

Potanto, saia da inércia, movimente-se! Renove-se! Nunca é tarde para mudar, para começar, mesmo que seja de novo.

#10 - O oceano é grande e fica no lugar mais baixo

O oceano fica onde ninguém quer ficar, no lugar mais baixo, enquanto nós, homens, queremos o pódio.

O oceano, humilde, está no lugar mais baixo, mas todo mundo sabe sua importância. Todo mundo reconhece o seu valor e a sua grandeza.

Como empreendedores, devemos perceber nossa missão de servir, beneficiar os que nos cercam; proporcionar a eles melhores condições. Como empreendedor, ajude sempre as pessoas que estão ao seu redor. Compartilhe com elas os seus benefícios, o seu conhecimento. Tenha certeza de elas também saberão reconhecer a sua importância.

#11 - A água é depuradora

A água não é indiferente por onde passa. Quando entra em contato com a sujeira e a poluição, ela as lava, levando embora os seus venenos e limpando a poeira. 

Com esta lição, busquemos também ser transformadores em nossa sociedade. Através dos nossos empreendimentos, contribuamos para que o mundo seja melhor. Sejamos éticos, honestos, exemplares. Que as pessoas nos admirem por fazermos o correto, o que todos deveriam fazer.

#12 - A água de ontem é a água de hoje

A água que hoje existe na Terra é a mesma desde a sua formação. Quando bebemos um copo de água, não bebemos apenas água, mas a memória da água e toda a história do planeta. A água que bebemos hoje já foi chuva, rio, gelo, vapor, já foi lágrima, urina, orvalho e mar.

Pensar que não somos os únicos no mundo, que já existiram milhões de pessoas antes de nós e que existirão outras milhões depois que deixarmos esta vida, nos dá também uma sensação de conjunto, de unicidade. Não estamos sozinhos. Se hoje temos os recursos tecnológicos que muito auxiliam os nossos trabalhos, é porque um dia houve um inventor que tomou a iniciativa e empreendeu. E nossos projetos poderão contribuir para as gerações futuras.


Ao escrever as lições listadas acima, tive em mente uma música que amo muito e sempre que posso eu a ouço: Planeta Água, de Guilherme Arantes.


Deixe abaixo o seu comentário sobre o artigo acima. Se gostou, compartilhe-o nas redes sociais.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar