Artigos

7 Dicas para Vencer a Procrastinação

7 Dicas para Vencer a Procrastinação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dizem os sábios que o único remédio para vencer a procrastinação é a disciplina.

Convenhamos, ter disciplina não é para todos. Tem gente que não nasceu com os atributos necessários que conferem às pessoas a característica de disciplinado. Eu mesmo sou assim. Tenho uma dificuldade enorme de manter-me constante, na disciplina.

Começo algo e logo me distraio. Planejo algo e logo perco o foco e passo ao improviso.

Acho disciplina algo enfadonho e maçante.

Mas o mundo corporativo exige disciplina. Dizem que os bem sucedidos são pessoas disciplinadas. "Ai meu Deus, então, eu estou ferrado!".

Como me tornar então uma pessoa disciplinada?

Tenho aprendido que a melhor maneira de cultivar a disciplina é conhecer os nossos limites.

A disciplina é um processo cumulativo, como os exercícios físicos. Quanto mais você se exercita, mais você tem. Assim como músculos ou um novo idioma, você pode dominá-la em um mês ou um ano. A prática consistente contribuirá para transformar ações em hábitos. Mas o importante é você não querer abraçar o mundo de uma só vez. Para tudo há um limite e você precisa respeitar os seus. O seu limite chega quando uma tarefa fica pesada, desconfortável, complicada ou simplesmente chata. Aí, não há disciplina que resista.

Dito isso, seguem aqui 7 dicas para vencer o desafio da procrastinação em quaisquer áreas da vida e tornar-se uma pessoa disciplinada.

#1. Utilize pequenos truques que motivem você

Descubra quais são as pequenas ações que você pode praticar para criar coragem e partir para a ação, fazendo aquilo que você não tem vontade de fazer.

Ao empregar essas pequenas ações, podemos nos convencer do quanto precisamos realizar nossas tarefas e terminar nossos projetos.

Quando eu quis adquirir o hábito de rezar todos os dias, usei do artifício de fazer uma pequena oração decorada ao tirar meu escapulário do pescoço para tomar banho (eu não queria molhá-lo pois ele é de tecido). Como eu gosto de estar sempre limpo e tenho o hábito de tomar banho diariamente, uni essa condição ao desejo de fazer minhas orações diárias.

Desse pequeno passo, passei a rezar mais vezes, cada vez que eu fazia uma ação cotidiana já incorporada.

Quando me determinei a levar meu neto para a escola todos os dias de manhã cedo, resolvi retornar para casa rezando o terço. Pronto! Em pouco tempo essa ação tornou-se um hábito e eu passei a ser uma pessoa disciplinada na oração. Hoje, eu sinto falta quando por algum motivo eu deixo de fazer o que já se tornou um hábito.

Tudo é questão de dar um passo. Cedo ou tarde você vai entender que tudo se trata de dar um passo depois do outro.

#2. Pergunte-se o Porquê

Descubra com toda sinceridade o que leva você a querer adquirir um determinado hábito. Por exemplo: Qual razão (ou quais) para você parar de fumar se este mal hábito lhe dá prazer? Entenda que você deverá encontrar um motivo que supere o que você já experimenta. O seu prazer deverá ser vencido pela razão que você descobrirá nessa análise.

Quando você descobrir a razão que lhe motiva, poderá então se armar para enfrentar as dificuldades que surgirão quando as objeções, mesmo que inconscientes, se mostrarem. E são essas objeções que geram a procrastinação.

#3. Reconheça os gatilhos que diminuem sua disciplina

Todos nós temos gatilhos que matam a nossa disciplina e, muitas vezes eles não são apenas coisas ruins.

Algumas vezes é apenas uma questão de timing.

Por exemplo, não vamos fazer o jantar se sei que ainda temos algum trabalho para terminar. Para muitas pessoas, cozinha sinaliza o fim de uma jornada.

Você conhece a si mesmo? Então saiba o que pode quebrar a sua disciplina, combata esses gatilhos e siga em frente.

#4. Foco

Quantas vezes no meio de uma tarefa importante você se distraiu quando seu celular sinalizou que chegou uma notificação do Facebook? Aí, lá vai você ver a notificação, mas não para nela, você aproveita e vê as outras que já se acumularam desde a última vez que você acessou essa rede social. De repente, muitos minutos se passaram e você perdeu o ritmo daquela sua tarefa, ou até nem se lembra o que estava fazedo antes, né?

Situações como essa nos fazem perder inteiramente o foco e prejudicam demais a disciplina.

Que tal evitar a perda de concentração, colocando seu celular no modo mudo e longe de seus olhos durante a execução de uma tarefa importante?

Muitas vezes pronunciar em voz alta a palavra “concentre-se” é tudo que precisamos para voltar a fazer o trabalho com vigor renovado.

#5. Pense nas recompensas do trabalho realizado

Isto pode funcionar muito bem, se estivermos lutando contra a procrastinação. Geralmente, se você tende a desistir das tarefas no meio, esse tipo de jogo mental pode ajudá-lo a continuar trabalhando.

Lembre-se sempre das recompensas do trabalho bem feito. Muitas vezes é justamente isso que falta para que você se mova na direção certa.

Quando estiver difícil de se concentrar e produzir, pense nas recompensas.

#6. Encontre sua Força de Vontade

A força de vontade é uma parte crítica da disciplina, embora eles não sejam a mesma coisa. Disciplina é estabelecer suas regras, objetivos e recompensas e cumprir com o combinado. Força de vontade é quando tudo contribui para você não ser disciplinado, mas mesmo assim você se determina a conseguir vencer a procrastinação.

Todos nós temos uma fonte de energia dentro de nós que pode nos empurrar além do que pensamos ser capazes de fazer. É assim que avançamos durante um dia árduo de trabalho, quando sabemos que não podemos perder.

A força de vontade é um recurso valioso, portanto é importante que você se familiarize com ela.

#7. Se fosse fácil, todo mundo faria

Tenha isso em mente para ficar em sintonia consigo mesmo e despertar a disciplina e força de vontade dentro de si.

Quando estamos empurrando nossos limites, podemos ficar de mau humor e com raiva. Seja gentil com você mesmo, especialmente quando estiver começando a exercitar a disciplina.

Esse é um longo caminho e se você começar se colocando para baixo, não irá muito longe.

O trabalho duro já é duro o suficiente. Não dificulte as coisas.

Disciplina é fundamental para o progresso.

A disciplina é uma daquelas habilidades fundamentais que tornam a vida mais fácil e ajuda a tornar os sonhos realidade.

Quanto mais você exercê-la, mais disciplina você terá. Com o tempo, você será capaz de fazer qualquer coisa que tiver em mente.

Este artigo foi inspirado pela leitura do texto “7 Tips to Overcome Procrastination”, do Think Simple Now.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Tags:

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar