Artigos

Fruto do Conhecimento

A ferramenta DISC no processo de Coaching

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quantas vezes ao se relacionar com determinadas pessoas você se perguntou: Será que esta pessoa é deste mundo? Seja um amigo, parente ou pessoas que trabalham com você. Ou talvez tenha se perguntado: Será que posso melhorar meus relacionamentos? Como faço para me conhecer melhor?

Pois bem, hoje vim falar com você sobre esta questão, porque para melhorar as relações conosco e com o mundo é necessário nos conhecer e nos aceitar. De nada adianta olhar apenas para os outros, é fundamental olhar pra dentro. Todos nós possuímos forças, fraquezas e algo a desenvolver, e dependendo da intensidade e situação, uma ou outra característica nos ajuda ou nos atrapalha.

Normalmente nos aproximamos de pessoas com estilos bem próximos aos nossos, o que é natural e bem tranquilo no dia a dia, entretanto nem sempre é assim. Conviver com pessoas diferentes é inevitável e nesses momentos é preciso se adaptar e conviver de forma harmoniosa e respeitosa com as diferenças. Sabemos o quanto é importante ter habilidade técnica para se destacar em uma determinada posição, mas também sabemos o quanto é importante a habilidade para relaciona-se bem com os outros. E para superar esse desafio, melhorar nossos relacionamentos e comunicação que existe a teoria DISC.

DISC: sinônimo de Desenvolvimento Pessoal

William Moulton Marston é o pai da teoria DISC. Marston estudou Psicologia na Universidade de Harvard. Seu interesse voltava-se à medição de estados mentais e emocionais, além de comportamentais de pessoas saudáveis. Ele definiu as quatro dimensões do DISC que hoje conhecemos:

  • D = Dominância (Dominance): como uma pessoa lida com problemas e desafios.
  • I = Influência (Influence): como uma pessoa lida com pessoas e como as influencia.
  • S = Estabilidade (Stability): como uma pessoa lida com mudanças e seu ritmo.
  • C = Conformidade (Compliance): como uma pessoa lida com regras e procedimentos determinados por outros. Esta dimensão também é chamada de Cautela.

Hoje, é comum alguns Coaches utilizarem essa ferramenta durante seus atendimentos. Atualmente, o processo de Coaching é visto como um dos principais processos de desenvolvimento humano, sendo um processo estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, sejam pessoais ou profissionais, contribuindo para o despertar de habilidades, capacidades e competências.

Utilizar a ferramenta DISC no processo de Coaching é muito pertinente porque a característica mais importante desta ferramenta é provocar o autoconhecimento, favorecendo os relacionamentos profissionais e pessoais, além do desenvolvimento pessoal.

Há mais de 40 anos o DISC tem sido utilizado para alavancar os mais diferentes processos relacionados ao potencial e capital humano: Seleção, Coaching, Mentoring, Desenvolvimento Individual, Aumento de Motivação, Resolução de conflitos interpessoais etc.

E então, quer adquirir maior conhecimento sobre você, reforçando seu potencial de sucesso e suas relações? Agende uma entrevista conosco e inicie um processo de Coaching.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar