Artigos

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

Como definir uma meta e elaborar um plano de ação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Todos nós em algum momento de nossas vidas já nos deparamos com dificuldades para realizar nossos sonhos. De certa forma, a maioria de nós apenas sonha mas não põe em prática as ações que viabilizam a concretização dos nossos objetivos. E um dos principais motivos para que isso aconteça, é porque não sabemos definir nossas metas em prol do que queremos.

Metas são sonhos com data definida e passos concretos para sua realização.

Apesar da definição ser tão simples, definir metas é uma grande dor de cabeça para muitas pessoas.

Lewis Carroll em seu clássico livro Alice no País das Maravilhas nos apresenta uma reflexão muito interessante sobre a dificuldade de estabelecermos objetivos claros para nossa vida.

Alice: "Você pode me ajudar?"Cheshire CatGato: "Sim, pois não."
Alice: "Para onde vai esta estrada?"
Gato: "Para onde você quer ir?"
Alice: "Eu não sei, estou perdida."
Gato: "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." - Este é o problema: não sabemos o que queremos. Mesmo sonhando, não sabemos o que queremos realmente. A maioria de nós apenas fantasia. Apenas fica no "Ah... eu gostaria tanto...!!!" ou "Seria tão bom se...".

O trabalho de um Coach é essencialmente apoiar seu cliente (coachee) a definir suas metas e organizar uma estratégia para alcançá-las. E para isso conta com diversas ferramentas e técnicas que contribuem para elaborar um plano de ação.

Como definir uma Meta?

O primeiro passo é pensar no "problema" que gera o desejo de ter uma meta. O que leva alguém a ter o desejo de mudança? Se existe uma situação atual em que você ou outra pessoa se sente desconfortável ou incomodada há algo a ser avaliado. Qual é o estado desejado? Qual é o estado ideal no qual não haja o problema?

Albert Einstein observou que não se resolve um problema com um pensamento igual ao que gerou o problema. É o famoso "pensar fora da caixa". Qualquer solução eficaz tem a ver com pensar de outro modo, buscar remédio em outro endereço. 

Por isso, muitas vezes nós mesmos não conseguimos enxergar a solução e precisamos de ajuda externa, pois nossa vista está "viciada" no problema, só vê o problema.

Encaremos de uma forma mais simples: Um problema é não ter o que se deseja. Então, se o desejo não é forte, o incômodo não é tão grande, logo você estará convencido de que não tem um problema, e nenhum movimento de mudança ocorrerá.

Deixa eu dar um exemplo:

Eu ronco. Eu tenho apneias do sono fortes. Isso é o que já me disseram. Mas como eu estou dormindo quando isso acontece, não percebo o meu ronco nem as apneias, portanto o problema não existe para mim (até o momento!). Passará a existir quando minha saúde ficar debilitada ou quando meu casamento ficar abalado por causa disso.

Diante da situação atual eu tenho duas escolhas: ou mudar pela dor (fracasso do meu casamento, por exemplo) ou pelo prazer (desejo de me sentir em condições mais saudáveis).

Seja pela dor ou pelo prazer, eu posso desejar uma mudança. Conseguirei definir uma meta para a solução desse problema (Estado Atual), quando eu conscientemente tomar a decisão de mudança e estabelecer o prazo máximo para permanecer no problema.

Então, como já deixei claro um Problema é a diferença entre um Estado Atual (como você está) e um Estado Desejado (como você deseja estar). A Solução se obtém analisando e implementando os Recursos (o que você dispõe). Existem dois tipos de recursos: os pessoais e os físicos. O primeiro consiste de ações, pensamentos, escolhas, estratégias, emoções, atitudes que impulsionam a transformação, ou seja, a saída do Estado Atual para o Estado Desejado. Os recursos pessoais contribuem para que consigamos obter os recursos físicos, que são o dinheiro, o tempo, os materiais etc.

Definir Meta EA ED

Definida a meta, o próximo passo é elaborar um plano de ação.

Como elaborar um Plano de Ação?

Existem várias formas e metodologias para elaborar um Plano de Ação. Eu, particularmente, gosto muito do recurso técnico G.R.O.W. somado às Seis Perguntas Poderosas. Recorrendo a estas ferramentas de Coaching em conjunto conseguimos facilmente elaborar um plano de ação para qualquer objetivo.

A metodologia é tão fácil e precisa que depois que nos acostumamos com ela (e não leva muito tempo para que isso aconteça!), conseguimos aplicá-la nas mais diversas situações de nosso dia-a-dia de forma muito rápida e eficaz.

Esta metodologia eu costumo ensinar logo na primeira sessão de um processo de Coaching. E com ela, o coachee é capaz de solucionar vários problemas e perceber quão eficiente é o processo.

Você deseja saber mais?

Clique no botão abaixo e deixe seu nome, e-mail e telefone para que possamos agendar uma sessão gratuita e experimental de Coaching. Nela, eu explicarei pormenorizadamente o modelo G.R.O.W. e as Seis Perguntas Poderosas, que permitirão a você elaborar um plano de ação para qualquer objetivo que você tenha em mente.

Sim, eu quero participar de uma sessão experimental de Coaching!


Conclusão

Tendo analisado o seu Estado Atual, detectado o Problema que lhe aflige e levantado os Recursos que você possui, defina a sua Meta para alcançar o Estado Desejado. Com ela definida, monte o seu Plano de Ação para dia a dia buscar a mudança que trará a você a Solução dos seus Problemas e, consequentemente, o alcance dos seus Objetivos. Faça esta experiência!

Por fim, seria muito bom se eu pudesse receber o seu feedback sobre este artigo. Você gostou? Eu consegui esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Deixe abaixo o seu comentário. Eu vou gostar muito de lê-lo.

Até a próxima!

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar