Artigos

Tenha olhos de abelha para encarar a vida

Como Você Encara a Vida?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nesses últimos dias deparei-me com uma situação que me incomodou muito e, de repente, me vi resmungando. Fiquei assim por um bom tempo até que minha murmuração passou a me incomodar mais que a própria situação. Percebi que eu estava encarando o ocorrido de forma negativa e, ao invés de tentar resolver a questão que me incomodava ou mesmo compreender o que gerava tal situação, eu estava parado, reclamando, apenas reclamando.

Murmuração não é uma reação incomum entre nós. Poucas pessoas têm a virtude de enxergar sempre o lado positivo das coisas.

Diante do fato e da reflexão, resolvi não mais permanecer na negatividade. E esse exercício me trouxe efeitos altamente positivos e produtivos para mim.

Encarar a vida com bons olhos nos anima a querer sempre o melhor das coisas e esperar sempre o melhor das pessoas. Consequentemente, recebemos boas respostas da vida.

Tudo é uma questão de escolha e de atitude. É uma decisão nossa querer ver sempre o lado bom da vida e das pessoas.

Você ainda enxerga como uma mosca?

Mosca gigante

Mesmo que uma mosca esteja sobrevoando um lindo jardim, ela buscará no meio de tudo a matéria deteriorada, o excremento. A mosca dispensará a beleza e o perfume das flores para focar o que abominamos.

Assim fazem muitas pessoas. Não conseguem enxergar o lado bom de uma situação. Focam como moscas. E se deliciam com (desculpe-me a expressão!) a "merda".

Mas vamos analisar um pouco: que fruto é gerado pelas moscas que se alimentam de excrementos?

Moscas são responsáveis pela propagação de algumas doenças. Vários estudos demonstraram que a mosca doméstica pode levar os bacilos da febre tifóide (Salmonella typhosa) nas pernas, corpo, tromba ou expulsá-la pela regurgitação ou nas fezes. Pode transmitir ainda diarréia, conjuntivites, lepra, tuberculose, tifo, gonorréia, erisipelas, cólera, meningite cérebro-espinal, peste bubônica, entre outras.

Muitas doenças causadas por vírus também podem ser transmitidas pela mosca doméstica, tais como, varíola, poliomielite, oftalmia purulenta etc.

Veiculam ainda protozoários, podendo causar a disenteria amebiana, além de vermes, pois trazem seus ovos quando pousam em fezes humanas ou esterco de animais e logo a seguir entram em contato com o alimento humano.

Tenha uma visão de abelha

Ao contrário da mosca, a abelha é um inseto que busca a flor, mesmo que esteja sobrevoando um depósito de lixo. Ela sabe que a razão de sua vida é produzir mel para sustento e manutenção de sua colônia. O mel é o fruto positivo gerado pela abelha que enxerga sempre a flor.

Em analogia com a visão da abelha, quando buscamos ter uma visão positiva do mundo, geramos também resultados bons como o mel.

Toda situação por pior que seja, toda pessoa por mais difícil que seja, sempre terá seu lado positivo.

Como você quer encarar a vida? Com uma visão de mosca ou de abelha?

Se você deseja colher bons frutos, evite as murmurações; resmungue menos, não pragueje. Ao contrário, tenha sempre em seus pensamentos uma palavra positiva, um louvor, um agradecimento, um elogio. Enxergue o lado bom da vida. Busque encontrar a flor no meio da situação difícil e negativa.

Você foi demitido? Veja a oportunidade que se abre para um novo trabalho. Muitas pessoas que foram demitidas dizem que a partir dessa situação angustiante se lançaram ao empreendedorismo e hoje estão melhores e mais felizes.

Você sofreu um acidente sério ou adoeceu e tornou-se portador de uma invalidez? Quantos exemplos vemos por aí de superação a partir de uma perda? (Exemplo: clique aqui e leia o artigo sobre Bethany Melanie Hamilton, surfista que foi mordida por um tubarão).

Várias são as situações que podem levá-lo a querer murmurar, reclamar, mas é sua a escolha de como encarar a vida.


 Se este artigo foi transformador para você, deixe abaixo um comentário. Compartilhe-o também com seus amigos. Vamos juntos construir um mundo melhor.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar