Artigos

Desafie-se sempre

Desafie-se sempre

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Todo empreendedor de sucesso é um desafiador de si mesmo. Desafiar-se é lançar-se corajosamente ao risco, o que resulta em grande aprendizado e, consequentemente, em um profundo aprimoramento.

O sucesso implica em colocarmo-nos em constante movimento em busca de resultados. Nada de zona de conforto. Permanecer na acomodação só gera frustração e insucesso.

Sucesso também implica em renovação. Não podemos de forma alguma achar que já temos tudo quando chegamos no topo.

Se algum dia você conseguiu alcançar os resultados tão sonhados, saiba que agora o seu desafio é manter-se no topo. E talvez isso seja tão ou mais difícil que alcançá-lo.

Tudo na vida é movimento e aprendizado. Por isso, não necessariamente alguém que permanece por 10 anos em um determinado emprego é melhor que alguém recém contratado. Um novato pode em um ano lançar-se a uma série de experiências que, repetidas 10 vezes, contribuirão para que ele seja melhor qualificado que o acomodado veterano.

Como aprender de forma eficaz e alcançar o sucesso?

Aceite que o aprendizado vai demorar um pouco

Eu, como muitas pessoas, tenho dificuldade para assimilar certos aprendizados. Por mais que eu estude, leia e memorize, cedo ou tarde, o objeto de estudos se perderá em minha memória. Então, para resolver isso, utilizo uma estratégia aprendida com minha esposa: em primeiro lugar, eu relaciono o que quero aprender com fatos do meu cotidiano. Depois, procuro falar para mim mesmo em voz alta o que desejo memorizar, e faço isso por várias vezes durante certo tempo, até sentir que o assunto já está incorporado.

Outra estratégia que adoto é simular que eu estou ensinando alguém sobre determinado assunto. Para isso, eu falo alto diante do espelho, escrevo em algum quadro ou papel, imagino que estou conduzindo uma aula ou palestra. Repito isso várias vezes até sentir segurança em transmitir o que assimilei.

Faça pausas

Faça pausa tanto nas suas sessões de estudos quanto semanais. O cérebro não aprende trabalhando. Aprende descansando. Se você acha que estudar 4 horas direto é melhor porque as pausas atrasam seu crescimento, repense sua estratégia. Você precisa descansar para aprender mais, melhor e por mais tempo. Um estudo 7 dias por semana é insustentável no longo prazo.

Reflita sobre o aprendizado

Não adianta só estudar, estudar, estudar. O que vejo ao longo dos dias são milhares de pessoas envolvidas em práticas que não funcionam, simplesmente por não se perguntarem, de tempos em tempos “será que existe uma forma mais fácil de fazer isso?”. É uma pergunta que precisamos nos lembrar de nos fazer.

Essas são estratégias de grande valor para a aplicação no mundo real. 

Parece possível? Certamente é. Faça a experiência, depois compartilhe aqui.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar