Artigos

Ética e Liberdade

Ética e Liberdade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Hoje eu vim falar com você depois de refletir um pouco sobre tantos acontecimentos em nosso país, principalmente ligados à corrupção.

Refleti muito e pensei: minha gente, onde é que está a Ética?

Sou livre. Tenho a liberdade. Posso tudo?

Aristóteles durante um período escreveu sobre Ética e tinha como um de seus objetivos fazer com que as pessoas pensassem em suas ações, colocando a razão acima de suas paixões, procurando a felicidade individual e coletiva, porque afinal de contas vivemos em sociedade e nossas atitudes devem ter em vista o bem comum.

Somos livres e sabemos que algumas coisas nos convêm e outras não, existem pessoas que vivem para os outros e existem outras que querem que os outros vivam para elas.

Pois bem, a arte de saber viver se chama Ética. Temos a liberdade, mas não somos livres para escolher algumas coisas, como por exemplo, ter nascido bonito ou feio filho de um determinado pai, ter nascido naquele dia do mês e ano, mas somos livres para escolher algumas coisas que consideramos boas ou ruins.

Algumas coisas dependem da nossa vontade, outras não e nem por isso deixamos de ser livres, mas não tem jeito, em algum momento devemos decidir e escolher o que é mais conveniente e livre para esperar as conseqüências.

Pois bem, você é responsável por escolher o seu caminho, faça o que quiser ou faça o que der vontade e acredite, são duas coisas bem diferentes. Algumas pessoas querem tudo, outras acreditam que não querem nada, outras deixam tudo para amanhã e outros preferem se enganar sobre o que é a realidade e normalmente essas se dão mal.

Mas o que devemos fazer para viver melhor, com Ética e usufruindo de nossa liberdade?

Acredito que devemos viver humanamente bem, saber usufruir de nossa liberdade, fazer o que de fato queremos se repugnar do que acreditamos que não é certo e ser responsáveis pelas conseqüências de nossas atitudes. Somos seres humanos e para vivermos bem necessitamos de algo que apenas o outro pode nos dar, como respeito, amor, amizade e quando você é responsável pelos seus atos você esta sempre disposto a dizer: “sim, fui eu!!” e a partir de suas vivências você vai se transformando e se definindo aos poucos.

A Ética serve para tentarmos mudar a nós mesmos, nossa vida segue sem retorno, os jogadores nem sempre se repetem, é preciso refletir sobre o que queremos e o que fazemos. Ao fazer nossas escolhas devemos pensar se nossa escolha vai nos fazer uma pessoa melhor. Examine todas as questões com cuidado e prospere!

Que este texto seja apenas uma semente no seu coração e que você faça florescer por onde andar, sabendo usar sua liberdade com ética.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar