Artigos

Fracassar não é o fim do mundo

Fracassar não é o fim do mundo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tire proveito disso. Transforme o erro em uma oportunidade única que lhe traga benefícios e crescimento.

Importante você entender que o fracasso faz parte do processo para alcançar o sucesso. Mesmo quem já conseguiu conquistar resultados altamente positivos e é visto pela sociedade como uma pessoa bem sucedida, ainda está sujeito a reviver fracassos à medida que avança em busca de novos objetivos.

O fracasso é um ótimo professor.

Saiba que são raríssimas as pessoas que acertam tudo logo na primeira tentativa, e muito provavelmente se tiverem que repetir a proeza, elas não conseguirão com o mesmo êxito. Qualquer atleta que já subiu no pódio como campeão pode confirmar isso. O campeão de hoje pode não ser o de amanhã, pois os desafios são diferentes a cada instante.

Do fracasso, podemos tirar várias lições. Duas eu quero destacar aqui.

Lição nº 1 - Fracasse Rápido

Fracasse rápido e aprenda logo a fazer as coisas do jeito certo. 

Não fique tentando, tentando, tentando, tentando... Observe os  sinais que o processo lhe concede e avalie se vale a pena continuar ou perceba se você está fadado ao fracasso. Se for este o caso, assuma a derrota, tome as providências para concluir o atual processo e parta para novo empreendimento, levando consigo a lição aprendida.

Lição nº 2 - Não perca tempo com o Fracasso

Faça do fracasso o seu servo com o qual você aprenderá a lição e avançará um ou várias etapas rumo ao seu objetivo. Nunca deixe que o fracasso torne-se o seu senhor. Não se deixe dominar por ele.

A maioria das pessoas empaca nesse ponto. Quando fracassam, ficam desanimadas e desistem. Ou – mesmo que continuem a sonhar com o sucesso – passam muito tempo se lamuriando porque fracassaram.

Não faça isso!

Levou uma pancada do fracasso? Aprume-se, coloque-se de pé e continue a sua jornada, atento para evitar levar outra pancada igual a anterior.

Uma amiga, certa vez, compartilhou comigo que ela se dá o direito de permanecer somente 15 minutos no sofrimento por alguma coisa. Neste tempo, ela xinga, ela chora, ela vive todos os sentimentos próprios de uma derrota. Passado este tempo, ela se refaz e vai em busca de novas oportunidades para reencontrar a felicidade. "Bola pra frente!" "A fila andou!" Excelente forma de encarar a vida, não é?


E você, como está lidando com o fracasso? 

Vamos fazer um exercício?

Escreva em um papel qual foi a sua última experiência fracassada. Em seguida, reflita e relacione quais lições positivas você pode extrair dessa experiência. Tente identificar no seu dia a dia se estas lições serviram para uma transformação em seus procedimentos. Se não, o que você deve fazer AGORA para que a transformação aconteça e o fracasso não se repita nas condições anteriores? Defina a ação e estabeleça um prazo para realizá-la.

Se já houve uma transformação a partir do aprendizado, escolha uma recompensa para você dar a você mesmo no prazo máximo de uma semana. Não precisa ser nada difícil nem caro. Pode ser uma sobremesa, uma hora a mais de folga, qualquer coisa que fique marcada como um prêmio.

Procure sempre voltar a este exercício.


Gostou do artigo? Eu gostei muito de escrevê-lo. Se ele foi importante para você, que tal compartilhá-lo entre os seus amigos em sua rede social favorita? Se quiser também, pode deixar aí embaixo um comentário. Eu vou adorar ler a sua opinião.

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar