Artigos

Mens sana in Corpore sano

Mens sana in Corpore sano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Coisa ruim de se fazer é recomendar aquilo que não vivemos, haja vista aquela máxima que ninguém gosta: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Por isso, quero confessar uma coisa: em meu exercício de ser melhor e superar a mim mesmo, deparei-me com a proposta, ou melhor, com a exigência de cuidar mais de minha saúde e de meu corpo (afinal, o que adianta ter uma mente livre e resolvida em um corpo problemático? O aproveitamento será inferior ao que seria se houvesse equilíbrio). Todavia, continuando minha confissão, tenho tido dificuldades para cumprir esse propósito.

Se desejo alcançar sucesso em meus projetos, preciso cuidar de minha saúde para desfrutar dos benefícios colhidos. Mas... tem sido realmente bem difícil!

Sinceramente, eu não sou adepto aos programas de ginástica e nem curto muito as academias de musculação. Prefiro ler um livro e bater papo em uma roda de amigos. Quer me fazer feliz? 'Me convida para assistir a um filme e depois vamos conversar sobre o que vimos tomando um chopp no Belmont. Risos.

Escrevo este artigo então, não para alertar a você sobre a necessidade de uma vida saudável – talvez você já saiba isso mais que eu – mas para colocar minha cara ao tapa e, publicamente, fazer um compromisso de buscar uma vida com mais saúde.

Mens sana in Corpore sano - Mente sã em um Corpo são

Juvenal, um poeta romano, em sua Sátira nos diz que o homem virtuoso é aquele que une uma mente saudável, sem ira, sem cobiça, a um corpo preparado para enfrentar até mesmo os labores selvagens de Hércules. Equilíbrio é a palavra-chave desse conceito.

De que adianta lutar e alcançar sucesso mas não ter saúde para desfrutá-lo?

Pensando nisso, tenho procurado mudar meus hábitos. Não está sendo fácil, mas quem disse que seria?

Concentrado em meu escritório, determinado a atender às demandas que surgem dos meus clientes e ainda desejoso de realizar meus projetos particulares, muitas vezes deixo de lado o cuidado com minha alimentação, meu sono, meu corpo. O resultado disso são dores musculares por noites mal dormidas e em um colchão e um travesseiro que precisam ser substituídos, olheiras, falta de resistência, saúde debilitada. Atualmente, qualquer ventinho me deixa com tosse.

Mas isso vai acabar! Isso tem que acabar!

Primeiro, hoje vou fazer minhas refeições nas horas certas e comer alimentos saudáveis. Segundo, vou começar a me movimentar mais. Por isso, vou agora imediatamente interromper este trabalho de publicação e fazer uma caminhada. O dia está lindo e é um absurdo eu ficar o tempo todo neste escritório sob luz artificial. Depois que eu voltar da caminhada continuarei a postagem e até direi se valeu a pena a parada.

Respiração ofegante... mas comecei!

Aqui está o vídeo que gravei no meu celular durante a caminhada de hoje - primeiro dia. Foram trinta minutos de caminhada forte em ladeira (Nova Friburgo tem muitas, pois é uma cidade na região serrana do estado do Rio de Janeiro).

O importante é que comecei. A respiração está bem ofegante como você pode ver no vídeo, mas é assim mesmo! Em breve, isso vai mudar.


Terminando o artigo de hoje, deixo aqui meu exemplo e, principalmente, um pedido: me ajude a não desistir. Fique atento às minhas próximas publicações. Veja se eu continuo nesse programa de superação, agora a nível pessoal.

 

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar