Artigos

Navegar contra o vento

Navegando contra o vento

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Navegar contra o vento pode ser uma arte que vai diferenciar o campeão do derrotado.

Para um iatista não existe tempo péssimo, pois o vento é igual para todos os atletas. Os ventos da vida sopram igualmente para todos e cabe a cada um de nós aproveitarmos bem e tirarmos proveito em vista de alcançarmos nossos objetivos. 

Todos nós, todos os dias, enfrentamos problemas diversos. O que fazer com eles e como encará-los pode ser a diferença crucial do resultado que vamos colher.

Uns se paralisam diante dos obstáculos e murmuram e choram. Acham que o universo está contra eles e passam a vida se lamentando, pensando e dizendo que não tiveram sorte ou que a vida nunca sorriu para eles. Outros, por maior que seja o problema em suas vidas, não se rendem e os enfrentam espartamente, e colhem os frutos da vitória. Não imediatamente. Às vezes essa conquista leva meses ou anos. A resistência, neste caso, é fundamental para se manter firme em seus propósitos.

A culpa é da crise?

Você já se deu conta de que em toda a História da Humanidade sempre passamos por crises? Nunca a vida foi fácil.

Na Idade da Pedra, lutávamos contra as intempéries da ocasião. Animais enormes e mais fortes dominavam o ambiente. E alguns "homens" souberam recorrer à inteligência e ao trabalho em grupo para permanecer vivos.

Na Idade Média, nós mesmos, por causa de nossa ignorância, sofremos, perseguindo-nos uns aos outros, por acusação de heresias e bruxarias. Quantas pessoas portadoras de deficiências foram condenadas a hospícios que eram verdadeiras cadeias desumanas, celas da morte?

Na Era Moderna, quantas guerras, injustiças, corrupção, desempregos, fome! O Homem tornou-se o pior inimigo da natureza, o flagelo do mundo.

Todavia, mesmo com todos esses problemas, homens valorosos desbravaram novos mundos, conquistaram seus prêmios e deixaram um legado que ainda hoje, em muitos casos, temos acesso.

Portanto, crise não é justificativa para não fazermos o que queremos ou precisamos fazer para construirmos um mundo melhor.

Alguns exemplos de superação

Eu posso citar inúmeros exemplos de grandes homens e mulheres que deixaram sua marca, alcançando seus objetivos, mesmo perante todas as dificuldades: Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Chris Gardner, Hermano Contracto, Elisabeth Blackwell, Irene Sendler, Antonio Gaudí, Santa Teresa D'Ávila, Aung San Suu Kyi, Silvio Santos e muitos outros mais. Desejo em breve publicar aqui neste site resumos das biografias desses e de outros fabulosos empreendedores.

Recentemente, assisti ao filme Walt antes do Mickey e fiquei maravilhado com a vida resiliente de Walt Disney que, apesar de tantos fracassos e rejeições, não esmoreceu, e continuou sonhando com um mundo maravilhoso, onde seus sonhos se tornassem realidade. E, como ninguém, ele soube fazer isso.

Jack London, o famoso escritor americano, ativista social, cuja biografia revela ter ele passado por experiências incríveis como maltrapilho durante a década de 20 nos EUA, tempo de crise, desemprego e fome, nos diz:

A verdadeira função do homem é viver, não existir. Eu não gastarei os meus dias a tentar prolongá-los. Usarei o meu tempo.

Como você tem encarado sua vida e seus problemas? Como um derrotado ou como quem deseja vencer?

Como você está utilizando o seu tempo? Investindo em você mesmo, extraindo o máximo de si para colher os frutos do seu esforço ou deixando a vida levar você, como canta Zeca Pagodinho?

Reflita sobre isso e ajeite a vela do seu barco (da vida) para que ela possa capturar o vento que impulsionará você para seu futuro promissor.

Boa aventura, meu amigo ou minha amiga! E precisando, conte comigo.


Deixe um comentário abaixo, se gostou do artigo. Deixe um comentário também, se não gostou do artigo. Sua opinião é muito importante para mim.

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar