Artigos

O que vale mais que o Ouro?

O que vale mais que o Ouro?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"O que vale mais que o Ouro, mas nada custa? É difícil de achar e muito fácil de perder?" Esta charada eu ouvi assistindo a um desenho animado na tv, enquanto tomava conta de meu netinho de 2 anos.

É incrível como podemos extrair grandes ensinamentos de lugares e situações que não esperamos. Basta que estejamos abertos e queiramos aprender.

E então? Já matou a charada? Já sabe a resposta?

Na Bíblia, lemos um provérbio muito verdadeiro (Eclesiástico 6, 14-17): 

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel. O ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.

Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante."

E é esta a resposta à charada. Uma amizade vale mais que qualquer fortuna, muito mais que minas de ouro; no entanto, nada custa para nós obtê-la. Um amigo se conquista com carinho, respeito e sinceridade.

Podemos estabelecer uma amizade no tempo de um segundo, mas... quanto mais tempo dedicarmos a essa amizade, mais forte será o laço de união.

Uma Chave para o Sucesso

Por que trago essa reflexão para um blog cujo tema é motivar pessoas a se tornarem realizadoras, vencendo seus medos e obstáculos?

Uma das cinco chaves do sucesso, ou seja, da realização dos nossos objetivos é a ASSOCIAÇÃO.

Quando nos associamos a pessoas que pensam como nós e agem conforme nossos princípios, conseguimos mais facilmente enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia dos nossos empreendimentos.

A associação eleva a grandes potências todas as nossas ações.

Com um amigo ao nosso lado temos apoio para os momentos difíceis; incentivo para quando estamos desanimados; e chamadas de atenção quando trilhamos caminhos errados.

Sábio é aquele que sabe ser repreendido e ouve conselhos. Neste momento, adquire conhecimento. Ao contrário, o tolo odeia a repreensão e nunca a recebe bem (cf. Provérbios 12, 1).

O verdadeiro amigo não é aquele que está ao nosso lado somente nos momentos alegres, nem tampouco o que diz somente palavras que queremos ouvir, palavras de bajulação, mas o que precisamos ouvir.

Você tem um amigo? Se sim, guarde-o a sete chaves dentro do coração, como canta Milton Nascimento na música Canção da América.

Eu tenho um Amigo

O empresário Jober Chaves, dono da Universidade do Inglês, maior escola brasileira de ensino desse idioma na web, costuma dizer que não quer ter milhões de amigos, contrariando a famosa música de Roberto Carlos (Eu quero apenas). Segundo ele, a amizade deve ser cultivada. Devemos dar atenção e cuidado a cada amigo, por isso, não podemos ter muitos amigos pois não teríamos condições de nos dedicar a eles do jeito que merecem. E eu concordo com este pensamento em grau, gênero e número.

Eu tenho orgulho e alegria de ter um grande e verdadeiro amigo. É um amigo que está comigo há muito tempo e realmente valoriza nossa amizade.

Confesso que nem tudo é perfeito, e que às vezes eu mesmo falho no cuidado e na atenção, mas o legal é que ele entende minhas limitações e está sempre disposto a apostar em nossa amizade. O gostoso de tudo isso é que eu não me sinto sozinho e isso me faz querer continuar minha luta.

Você tem um amigo também? Pode contar com ele?

"Sozinhos, vamos mais rápido, mas acompanhados, vamos mais longe" (Ditado Africano)


 Se desejar compartilhar algo ou tirar alguma dúvida ou mesmo fazer alguma sugestão ou crítica, sinta-se à vontade. Escreva nos comentários abaixo. Terei enorme prazer em ler o que você pensa a respeito desse texto.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar