Artigos

Por que desistimos?

Por que as pessoas desistem?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É muitíssimo frequente vermos pessoas desistindo de seus sonhos ou então engavetando-os para "um dia que nunca chegará" poderem realizá-los. Na verdade, o número de pessoas que desistem é bem maior do que daquelas que se determinam a ir até as últimas consequências em prol de seus objetivos.

Por que as pessoas desistem, então?

Podemos considerar vários fatores. Aqui eu listei alguns (dezessete ao todo!) e vou analisá-los separadamente. 

Caso você conheça algum motivo aqui não listado, gostaria muito que você pudesse compartilhá-lo, basta deixar uma mensagem nos comentários ao fim deste artigo.

01 - As pessoas geralmente querem resultados rápidos.

Nos dias atuais, todo mundo tem pressa. A sociedade nos impõe um ritmo frenético e somos todos cobrados até mesmo de algo que não estamos preparados para dar. Em ambientes corporativos exige-se alta produtividade e alta performance. Consequentemente, de forma inconsciente, nós também esperamos de nós mesmos resultados rápidos e nos frustramos e desistimos facilmente quando vislumbramos a possibilidade da demora.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que tudo tem o seu tempo de maturação. Não tenha pressa, mas também não se demore demais em algo para não vacilar na acomodação.

02 - Param de acreditar em si mesmos.

Para acompanhar a velocidade extrema dos avanços dos tempos atuais, principalmente, aqueles na área da tecnologia, passamos a não mais saborear as coisas, apenas as consumimos e as descartamos. Como consequência, não damos tempo para conhecer verdadeiramente o que nos rodeia. Até deixamos de conhecer profundamente a nós mesmos. Vivemos de superficialidades e de efemeridades. O nosso baixo índice de autoconhecimento faz com que a fé em nós seja afetada e, assim, tendemos a acreditar naquilo que a "massa" dita, tornamo-nos uma "Maria-via-com-as-outras".

Para você que deseja colher bons resultados: saiba saborear a vida e até mesmo os momentos difíceis, encarando-os como aprendizado. Busque conhecer mais a si próprio. Acredite em você. Acredite que você pode.

03 - Prendem-se ao passado.

Como o futuro é incerto e a falta de autoconhecimento é tremenda, o passado passa a ser lugar de segurança, já que sabemos o que esperar dele.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba viver intensamente o presente. O passado já passou e deve ser aproveitado como lição. O futuro ainda não existe, mas é lá que se encontram os nossos sonhos, portanto, queira sempre alcançá-lo. Assim, vivendo o presente, trabalhe pelo seu futuro.

04 - Temem o futuro.

Como dito anteriormente, tememos o futuro por não sabermos o que há de vir. O mistério, o desconhecido nos assombram e, na luta pela sobrevivência, tomamos medidas precavidas.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que nosso cérebro, considerando o nosso desejo de sobrevivência, irá nos convencer de que devemos nos precaver, acomodando-nos em uma zona de conforto. Todavia, permanecendo no mesmo lugar, nunca chegaremos onde queremos. Por isso, é importante que caminhemos em busca de nossos sonhos. É no futuro que eles moram.

05 - Focam em seus erros.

Nossos erros passam a ter o tamanho da nossa falta de fé. Quanto mais abalados estamos pelas pressões e cobranças, mas nos estressamos e damos atenção aos nossos erros e não às possibilidades, oportunidades e soluções.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba focar na solução e nunca no erro.

06 - Resistem às mudanças.

Mudar significa aventurar-se pelo desconhecido, sair da zona de conforto. Porque a vida exige muito de nós, tendemos a resistir às mudanças que nos colocam diante de situações de risco.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que tudo muda na vida e isso é bom! Se não houvesse mudanças, você ainda seria um bebê no colo da sua mãe. E acredito que você não quer isso, não é? Por isso, curta as mudanças e aprenda com elas.

07 - Desistem do poder.

Poder acarreta ter responsabilidade sobre algo, gerando compromisso. Pessoas que desistem do poder, são pessoas que não sabem lidar com compromissos.

Para você que deseja colher bons resultados: busque aprender a ser responsável e assuma um compromisso com você mesmo de fazer uma diferença positiva em sua vida e na vida de outras pessoas.

Depressão e Desistência

08 - Convencem-se das suas fraquezas.

Apesar de ser altamente frustrante e doloroso, é muito mais fácil convencermo-nos de nossas fraquezas.

Para você que deseja colher bons resultados: pode ser mais fácil mas é bem mais doloroso. Seja firme e corajoso, e colha os frutos da sua força. Aí estará a sua felicidade.

09 - Sentem que o mundo lhes deve algo.

Pessoas que não assumem suas responsabilidades, sempre esperam que a solução caia do céu.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que está em suas mãos o poder de transformação da sua vida. Até mesmo Deus só poderá agir em você, se você deixar, pois Ele nunca se impõe, apenas propõe.

10 - Temem falhar mais do que desejam o sucesso.

O sucesso torna-se distante para as pessoas de baixa autoestima e elas tendem a não se esmerar para acertar e alcançar seus objetivos, o que resulta em fracassos. Mesmo com medo do fracasso, inconscientemente, elas se convencem de que não merecem o sucesso.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que você merece, sim, o sucesso, pois você tem todas as condições de alcançá-lo. Ninguém no mundo poderá fazer as coisas que só você sabe fazer. Tire proveito disso.

11 - Não enxergam as possibilidades.

Fracassados não possuem uma visão clara do futuro e de suas realidades. Nesta "miopia", frequentemente deixam escapar oportunidades e possibilidades de melhorias.

Para você que deseja colher bons resultados: aprenda a elaborar o seu plano de ação, que será o seu mapa do sucesso e, com ele, guie-se para alcançar os resultados que você deseja. De posse desse mapa, vislumbre todas as possibilidades e escolha qual é a melhor para você.

12 - Acham que tem algo a perder.

Pessoas que desistem são arraigadas aos seus bem-estares, à sua zona de conforto e acham que perderão mais que ganharão e por isso não arriscam.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que quem mais perde é aquele que não se arrisca a ganhar.

13 - Trabalham demais.

Trabalham demais mas são apenas ocupadas demais. Não são produtivas.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba aproveitar o seu precioso tempo, tornando-se produtivo.

14 - Concluem que seus problemas são únicos.

Geralmente os que desistem são ensimesmados em seus problemas. Aumentam enormemente o tamanho deles, achando que nunca poderão e conseguirão superá-los, porque são obstáculos únicos e intransponíveis. Tendem a valorizar mais o problema que a solução.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba focar na solução e não no problema.

15 - Acham que o fracasso é sinal de que não estão no caminho certo.

Não encaram o fracasso como uma etapa do processo de evolução e conquista. Acham que o fracasso por si só representa a constatação de que a solução não existe.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba que o fracasso é uma das etapas do sucesso e ele não é o fim do mundo, ao contrário, é mais um degrau que levará você para mais perto da sua meta.

16 - Sentem pena de si mesmas.

Geralmente os desistentes são pessoas queixosas, lamuriosas e murmuradoras. Passam a maior parte o tempo criticando os outros e se vitimando.

Para você que deseja colher bons resultados: saiba olhar para o seu umbigo e aprender com seus erros. Ao invés de perder tempo murmurando, tenha sempre em sua boca palavras de ânimo e motivação para os próximos passos.

17 - São fracas emocionalmente.

Por não terem um bom autoconhecimento, não conhecem seus limites e não testam o seu potencial. Oscilam bastante entre momentos de empolgação e de depressão e frequentemente se autoboicotam em suas ações.

Para você que deseja colher bons resultados: busque o autoconhecimento e torne-se uma pessoa melhor. Pessoas que se conhecem não perdem tempo com "mimimis". Ao contrário, procuram sempre uma solução para seus problemas. (Baixe o e-book Seja Mentalmente Forte)


Conclusão

Esta lista parece terrível, não é? Mas é muito verdadeira. No entanto, saiba que até o fracassado pode se tornar uma pessoa muito bem sucedida. Na verdade, todos que alcançaram sucesso em qualquer área, já falharam, pois fracassos fazem parte do processo de sucesso.

Eu não acredito naquele ditado que diz: "Pau que nasce torto nunca se endireita"!

Se por acaso você se viu identificado com alguma(s) destas características, incentivo você a, fortemente, buscar o apoio de um coach que lhe ajudará no sentido de reverter este quadro de frustração e permanente fracasso.

Entre em contato conosco do projeto Vencer Agora e inicie o quanto antes um processo de Coaching. Para tudo há uma solução.

SIM, EU QUERO FAZER UMA SESSÃO EXPERIMENTAL DE COACHING!

Forte abraço e até a próxima!

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar