Artigos

Transforme seus Sonhos em Realidade

Transforme seus Sonhos em Realidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aprenda, lendo este artigo, cinco dicas para transformar seus sonhos em realidade

Há cinco meses estou morando em Nova Friburgo, cidade do interior do Rio de Janeiro, na região serrana do estado. 

Já há algum tempo venho amadurecendo a ideia de viver em uma cidade assim. Eu e minha esposa já estávamos cansados da agitação da cidade grande e de todos os infortúnios que um centro cosmopolita pode trazer - insegurança, incivilidade, poluição e, principalmente, alto custo de vida.

É claro que Friburgo não é um paraíso mas ganha disparado da capital em qualidade de vida. Hoje eu sei realmente o que é morar em uma "Cidade Maravilhosa".

Digo isso porque desejo neste artigo falar sobre SONHOS e REALIZAÇÕES.

Morar em Friburgo é uma conquista e aqui estamos planejando e galgando várias outras. Por exemplo, nesta semana, fechamos a compra de nosso novo carro, que é fruto de muito esforço. E é o carro que queríamos, da cor que queríamos (na verdade, quem escolheu a cor foi o nosso netinho e nós pudemos nos dar ao luxo de atender a este detalhe).

Todos nós temos sonhos

Sim, todos nós temos sonhos, mas nem sempre conseguimos transformá-los em realidade. Por que isto acontece? Refletindo sobre o assunto, concluo que, em grande parte a culpa é nossa, porque deixamos de fazer o que deveríamos. Na verdade, quase que agimos como destruidores de sonhos - os nossos e os dos outros. E isso se torna tão comum em nosso dia-a-dia, tão natural que, na maioria das vezes, nem percebemos o que estamos fazendo.

Certo de que, como eu, você também quer alcançar suas metas, vou listar a seguir cinco dicas para você transformar seus sonhos em realidade.

Dica #1: Sonhos não são feitos da noite para o dia

É um ledo engano achar que as realizações acontecem como em um passe de mágica. Transformar sonho em realidade requer muito empenho, determinação e perseverança.

Não quero desanimá-lo, mas se você deseja conquistar seus sonhos, prepare-se para trabalhar, e muito.

Para uma árvore dar frutos, antes é preciso que ela seja plantada, regada, cuidada, podada, fertilizada para um dia gerar resultados. Tudo tem seu tempo. O amadurecimento exige a passagem das estações. Querer apressar as coisas é estar fadado ao fracasso rápido. O fruto pode até ser gerado mas lhe faltará sabor e logo, logo será jogado fora, dispensado.

A nossa história de sucesso é, na verdade, o acúmulo de tudo o que fizemos até o momento.

Dica #2: Calce o seu sapato

Jober Chaves, empresário, um dos fundadores da Universidade do Inglês, costuma dizer que "as pessoas têm mania de fazer planos com o dinheiro dos outros". Traduzindo, é muito fácil criticarmos a ação de alguém. Difícil é calçarmos os sapatos dessa pessoa e caminharmos o percurso tortuoso que ela tem andado.

Ouvir conselhos, principalmente de pessoas mais experientes, é muito importante, mas mais ainda é fazermos as nossas escolhas e assumirmos as responsabilidades provenientes delas. Assim, calce os seus sapatos e siga em frente, firme, determinado, com o espírito de vencedor.

{module e-Book Acredite em Você}

Dica #3: Não pare no meio da piscina

Minha filha caçula durante muito tempo dedicou-se à natação, competindo pelo Fluminense. Da arquibancada, eu e minha esposa, juntamente com muitos outros pais, assistimos e torcemos por nossos filhos na expectativa de vê-los subir ao pódio. E para nossa alegria nossa filha conquistou esta posição algumas vezes. Nunca em todo tempo de competição vimos um nadador ganhar medalhas por ter parado no meio da piscina – o objetivo não é esse.

Empreender também é um esporte e as medalhas só são entregues para quem alcança a outra margem. Portanto, siga em frente. Não esmoreça. Vá em busca do seu troféu.

Dica #4: Elimine as justificativas da sua mente

Quantas vezes você já viu alguém se lamentar pelo fato de estarmos em crise ou porque lhe falta apoio ou um investidor, ou porque ele não nasceu como aquele que teve sorte de nascer em berço de ouro? Meu amigo, isso não passa de uma justificativa para esconder a covardia e a mediocridade. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", cantou Geraldo Vandré na época da Ditadura Militar no Brasil.

O sonho é seu, por isso, você é o único e o principal responsável pela realização dele. Esqueça a possibilidade de dar justificativas. Faça dar certo!

Dica #5: Tudo parece impossível até que seja feito

Por mais louco que seja o seu sonho, se você acredita nele, materialize-o. Torne-o realidade. Não existe sensação mais gostosa do que isso.

Deus, na eternidade, sonhou conosco e nos criou. E ao fazer isso, em seu Amor, colocou em nós a sua essência - somos a imagem e semelhança Dele. Esta essência nos impulsiona a algo mais. Nós todos somos especiais, por mais que a vida e a sociedade nos digam o contrário.

Estudando a história da Humanidade, eu fico impressionado como, ao longo do tempo, homens desbravadores desafiaram situações extremas, confiando em seus sonhos. Largaram-se pelos oceanos, escalaram montanhas, adentraram florestas, atravessaram desertos, construiram pirâmides, cidades, veículos voadores, chegaram à lua e agora planejam pisar em outros planetas. O que para nós hoje é impossível, para a nossa descendência poderá ser a coisa mais banal. Por exemplo, a primeira vez que eu assisti ao filme Jornada nas Estrelas e vi o Almirante Kirk estabelecer comunicação com sua espaçonave através de um pequeno aparelho, fiquei impressionado, pois não havia postes e fiação entre eles. No entanto, hoje eu sou possuidor de um celular e, com ele, falo facilmente com pessoas do outro lado do mundo, em claro e alto som. Por isso, persiga o seu sonho até alcançá-lo. Faça dele a sua vida e curta muito o tempo e o percurso.

Concluindo o artigo de hoje, cito uma frase dita pelo personagem Chris Gardner (Will Smith) no filme À Procura da Felicidade ("The Pursuit of Hapiness"), de 2006. A citação é um valioso conselho de pai para filho e serve como uma luva para empreendedores nunca deixarem seus sonhos de lado só porque outras pessoas não acreditam neles.

À Procura da Felicidade - Chris Gardner

 


Bem eu espero realmente ter ajudado você a seguir adiante em sua jornada. Tenha sempre a certeza de que você pode e encha-se de coragem. Mas se em algum dia o entusiasmo não for muito grande, entre em contato conosco para receber uma injeção de ânimo. Nós teremos prazer em lhe ajudar. 


Se este artigo foi relevante para você, que tal agora deixar um comentário logo abaixo?

Até a próxima!

Aldo Marques

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

P.S.: Dedico este artigo à minha irmã, Cristiane, uma grande empreendedora, que hoje (dia 12/fevereiro) faz aniversário.

Buscar

Assine nossas Newsletters

Últimos Artigos

10 Março 2016
28 Agosto 2015
06 Julho 2015
© 2015-2018 Vencer Agora. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aldo Marques.

Buscar