Artigos

Os Olhos são a Janela da Alma

3 Formas de Enxergar o Mundo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

São Boaventura, teólogo franciscano do século XIII, era um estudioso apaixonado e seu trabalho sobre a natureza humana alcançou um nível extraordinário de beleza e profundidade, tanto que em 1588 ele foi considerado pelo Papa Sisto V um dos principais doutores da Igreja, juntamente com São Tomás de Aquino, e seus estudos até hoje influenciam grandes pensadores, entre eles Joseph Ratzinger - o Papa Bento XVI - considerado o teólogo mais importante dos tempos atuais.

Clique no play para ouvir o áudio:    

São Boaventura, cujo nome de batismo era Giovanni da Fidanza, considerava que há três formas de enxergar o mundo e tudo o que nele contém. A primeira forma é o OLHAR DA CARNE, percepção estrutural a partir do olho físico. É a capacidade de enxergar a matéria pura e simplesmente. É um olhar limitado pois enxerga apenas o aparente: é o "Ver por Ver".

A segunda é o OLHAR DA RAZÃO, mais refinado que o olhar da carne, pois nos permite olhar para alguém ou para algo de forma analítica e racional e pensar sobre tal coisa. O olhar da razão é o da ciência, para o qual tudo precisa ser provado: é o "Ver para Crer".

Por fim, temos o terceiro olhar que é o OLHAR DA CONTEMPLAÇÃO. Este é um olhar especial e vai além daquilo que aparenta e significa. Quando olhamos com este olhar, sentimos. Nossa percepção carrega sobre si um peso de clareza e sentimentos profundos, porque não é tanto o ver mas o estar em comunhão com o que se revela. A terceira forma é o "Ver Além".

No dia a dia de nossa vida, exercemos estes três olhares. É claro que o olhar da carne é muito mais frequente. E o olhar contemplativo, muito certamente, o mais raro. Mas há aqueles que possuem o dom de enxergar com mais frequência nesta forma. Estes têm o coração dócil às necessidades do mundo. Eles conhecem a misericórdia, que é ter uma ligação forte com a miséria do outro. Não uma inclinação, pelo desejo de se perder na miséria, mas de ser solidário e contribuir para que quem sofre tenha melhores condições.

3 Formas de Olhar

Sinceramente, acho que o mundo precisa de mais pessoas com um olhar contemplativo.

O que vejo hoje em dia são pessoas frias, distantes, inclinadas sobre seus celulares, vazias de si mesmo... e doentes, porque não percebem que a cura de seus males está em amar. Amar o outro e a si mesmo. E digo ainda: amar a Deus, que existe sim e nos ama infinitamente. Eu creio nisso!

Mas apesar de perceber e entender que o olhar contemplativo é o menos frequente, eu acredito na humanidade. Acredito que haja no mundo pessoas boas, e muitas.

Eu opto por não engrossar o coro dos que gritam que ninguém é confiável, que todos são corruptos, que o ser humano é ruim por natureza e que tudo está perdido. Eu escolho a versão que diz e acredita que toda pessoa tem seu valor, que o ser humano é capaz de atos de imensa generosidade, que perdoar é divino e que há muitas coisas boas acontecendo nos quatro cantos da terra. Não estou querendo dizer que não existam pessoas más, mesquinhas e invejosas e que nós não devamos nos proteger delas - estou apenas sugerindo que nos concentremos no oposto disso.

Eu quero conviver com pessoas que tenham essa mesma capacidade, e desejo atrair para mim mais situações benéficas do que eu possa imaginar.


Separei um vídeo que me toca muito e vou compartilhá-lo aqui. Adoraria se você puder assisti-lo com atenção e carinho. Ele fala sobre nossa visão das coisas. Como vemos o mundo e como sonhamos com coisas que nos encantam. E também como, muitas vezes, só damos valor às coisas quando não as temos mais.

Acho que assistir a este vídeo, reforça e atiça o nosso olhar contemplativo. Ver além do que nossos olhos enxergam.

 


Aldo Marques Legal 

 

Olá! Eu sou Aldo Marques. Criador do projeto Vencer Agora e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Mais Artigos...

10 Março 2016
02 Dezembro 2015
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Dica de Livros

06 Janeiro 2017
07 Dezembro 2016

Dica de Filmes

10 Fevereiro 2017
09 Dezembro 2016
25 Novembro 2016
18 Novembro 2016