Artigos

A História de Firebird

Enfrentando as dificuldades

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quando assisto a alguns filmes ou leio livros, presto muita atenção nas lições que posso tirar deles. Não foi diferente com o filme Unconditional (Incondicional), no qual conheci a história do pequeno pássaro chamado Firebird - uma narrativa alegórica que nos faz refletir sobre o enfrentamento de nossas dificuldades e os aprendizados que recebemos. Transcrevo abaixo esta história para compartilhar com você a beleza dessa lição.

Clique no play para ouvir o áudio:  

.

Era uma vez um pequeno pássaro chamado Firebird. Sua mãe o chamava assim por causa das suas incríveis e lindas penas laranja. Ele vivia para a luz do sol e se deliciava e se aquecia naquele brilho por horas. Mas quando vinham as chuvas, ele se queixava a sua mamãe. Ele queira saber por que Deus deu às tempestades o poder de tirar o sol. E sua mãe sorria para ele e dizia: "você vai saber um dia, quando passear nas nuvens."

Agora, mais uma vez as chuvas vinham, e mais uma vez, o pequeno Firebird se queixava a sua mãe. Até que um dia veio uma tempestade enorme, e sua mãe deu uma resposta diferente. Ela disse: "Está lá em cima esperando por você. Você tem que ver por si mesmo."

O pequeno Firebird estava assustado, ele nunca tinha usado muito as suas asas. No entanto, ele subiu para o grande desconhecido. Mas em vez de respostas, ele encontrou relâmpagos e trovões e um vento uivante. Ele temeu fraquejar e não resistir. Estava prestes a voltar para trás quando aconteceu. Atravessou as nuvens e lá estava, mais bonito do que nunca. E naquele momento, tudo se tornou claro. Firebird descobriu e entendeu que nenhuma tempestade poderia levar o sol. O sol estava sempre brilhando. Era tão constante quanto o amor de sua mãe. Ele só precisava passear nas nuvens.

A História de Firebird

Todo problema tem sua solução

Muito interessante pensar que o pequeno pássaro Firebird era como uma criança. Ainda pequeno e dependente da sua mãe, uma grande educadora, ele já possuia seus gostos e suas paixões. Tinha forte inclinação a querer sempre a luz do sol, que para ele era tudo. 

Seu questionamento sobre as chuvas nos faz pensar sobre nossas dificuldades. Elas vêm de vez em quando, perturbam-nos, assustam-nos, e, às vezes, tiram de nós o que mais amamos. Mas... todo problema tem sua solução. Toda dificuldade tem o seu fim.

Profundas são as descobertas que podemos fazer nos momentos de grandes dificuldades. Exemplo: as tempestades da vida vêm a nós com frequência. Mas elas não são de todo más. Na verdade, elas podem nos trazer verdadeiras lições. A principal, é que acima delas sempre há o brilho do sol, que nunca se extingue. Ele sempre irradia sua luz e nos aquece, dando-nos vida e renovando-a. Ou seja, sempre haverá possibilidade de um recomeço. A segunda lição é que não importa o tempo que dure uma tempestade, diferente do brilho do sol, ela não é eterna. Ela sempre acaba. E quando volta a cair, já não é mais a mesma e nós também já não somos mais os mesmos, pois aprendemos as lições de chuva. Sabemos que conseguiremos enfrentá-la porque nascemos para o brilho do sol.

Podemos ainda pensar e lembrar que quando uma porta é fechada para nós, outra pode se abrir, ou mesmo uma janela. Sempre há uma passagem pela qual podemos chegar onde queremos. E o bom disso tudo é que temos em nós os dons da criatividade e da inteligência, que nos permitem pensar "fora da caixa", levando-nos a descobrir soluções para todo e qualquer problema.

Temos todos desejo de luz

Nós somos como o pequeno pássaro Firebird. Em nosso íntimo, amamos e almejamos o Sol Maior. Também temos lindas e incríveis penas laranja que nos dão beleza e graciosidade. Nascemos e vivemos para encontrar a luz que aquece e ilumina a nossa vida. Não estamos solitários.

Como o pequeno Firebird, precisamos aprender a lição de voar acima das nuvens para ver além; suplantarmos os nossos problemas e dificuldades.

Como life coach (coach de vida), eu tenho visto frequentemente o desabrochar de algumas pessoas que vivenciam uma transformação quando descobrem o seu valor. E é este o meu trabalho, apoiar quem procura descobrir-se a si mesmo, estando insatisfeito com sua vida.

Através de técnicas de coaching, contribuo para que meus clientes possam refletir sobre o que querem verdadeiramente e o que gostam, lançando-se no caminho de alcançar o que desejam, mesmo havendo tempestades pelo percurso.

Leia também o artigo: Perguntas para o Autoconhecimento.

A força das nossas asas é o desejo e o amor. O amor é a coisa mais poderosa da Terra. Eu já vi o que ele pode fazer. O amor transformou a minha vida, tornando-a maravilhosa, e pode também transformar a sua. E é pelo desejo que iniciamos a nossa caminhada.

Qual é o seu desejo? O que você mais aspira?

Eu sonho com um mundo onde todos vivem esse amor incondicional. Talvez você possa hoje achar que é uma utopia. Tudo bem, é seu direito pensar assim. De minha parte, eu opto por desejar um mundo maravilhoso para mim e para todos os meus. E por isso eu vivo buscando semear este amor. Querendo transbordar este amor que eu conheço.

Em cada atendimento, eu procuro vivenciar esta experiência de um mundo melhor. Imagina quão maravilhoso seria se não houvesse tempestades nem pessoas que causassem mal a nós.

O amor é infinito e suficiente para dar a volta ao mundo e ainda sobrar bastante. Quanto mais o compartilhamos mas ele surge e se multiplica. Por isso, eu quero hoje, agora, dar a você, que lê este texto, o meu amor.

Obrigado por estar aqui fazendo esta leitura. Por estar dedicando um pouco do seu tempo a estas lições. Quando eu escrevo, coloco um pouco de mim em cada linha. E assim você vai me conhecendo. Desta forma, eu transmito o meu amor, pois fico imaginando quem vai ler meus textos. E rezo a Deus por cada um.

Eu sou grato por você ter chegado até aqui. Vamos fazer o seguinte: se você também quer viver em um mundo de amor, pense sobre o que pode fazer. Não perca tempo e inicie o seu voo acima das nuvens. Passeie por elas e enxergue o sol que brilha no alto. E aquecido e iluminado, compartilhe.

O amor é como o sol, constante e permanente... e nada, nada no mundo pode tirá-lo de você.

Ouça o chamado. E voe... voe alto, bem alto. Lá é o seu e o meu lugar.

Por fim, escreva abaixo o que você sentir necessário. O campo dos comentários é seu. Compartilhe comigo o que você pensa sobre o que escrevi.

Um forte abraço e até a próxima!

Aldo Marques Legal

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.


Se este texto suscitou em você o desejo de participar de um processo de coaching, entre em contato conosco para combinar uma sessão experimental. Atendemos presencialmente ou online, via videoconferências. Nossos telefones são (21) 98503-7777 - Aldo Marques e (11) 98308-3800 - Eunice Cardozo.

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Mais Artigos...

10 Março 2016
02 Dezembro 2015
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Dica de Livros

06 Janeiro 2017
07 Dezembro 2016

Dica de Filmes

10 Fevereiro 2017
09 Dezembro 2016
25 Novembro 2016
18 Novembro 2016