Artigos

Quantos Passos são necessários para o Sucesso?

Quantos Passos são necessários para o Sucesso?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você já calculou quantos passos precisa dar para alcançar os resultados que almeja? Para conseguir realizar aquele sonho que bate forte em seu coração? Você já desenhou uma estratégia para chegar ao ponto de realização pessoal e/ou profissional?

Clique no play para ouvir o áudio:    em breve, aqui será incluído um áudio para você ouvir e baixar.

No dia-a-dia do meu trabalho eu tenho visto muita gente sonhando com uma vida melhor, desejando realizações e conquistas mas sem saber o que fazer e como fazer.

Um processo de Coaching, na maioria dos casos, torna-se um elemento poderoso para o alcance dos resultados esperados. Nele, tanto o Coachee (cliente de Coaching) como o Coach (profissional de apoio) refletem e buscam descobrir os passos necessários para chegar a um ponto definitivo e satisfatório em relação ao objetivo.

O principal objetivo de cada sessão de Coaching é resultar na elaboração de um plano de ação para o período que vai até o próximo encontro. Sem um plano de ação, a sessão foi infrutífera, posso até arriscar a dizer: foi perda de tempo.

Características da Pessoa Bem-sucedida

Não existe modelo para o sucesso. Existem, sim, características comuns entre aqueles que reconhecemos como pessoas bem-sucedidas. A principal característica destes é que todos, sem exceção, trazem consigo um SONHO. Mas não é um sonho comum. Na verdade, todos nós, seres humanos, sonhamos. Desejamos uma vida melhor, mais confortável, mais digna. No entanto, as pessoas de sucesso transformam seus sonhos em metas, ou seja, definem pontos claros e precisos, como datas, para buscar a realização desses objetivos. Uma vez que elas estabelecem suas metas, colocam-se determinadas a alcançá-las não importando o preço que vão pagar.

FOCO e DETERMINAÇÃO são, portanto, outras duas características das pessoas bem-sucedidas.

Em um artigo já publicado neste Blog (Torne-se uma pessoa indesistível), eu declarei que tenho grande admiração pela minha irmã Cristiane. Ela se autodenomina uma pessoa "INDESISTÍVEL". Sim, eu sei que não existe esta palavra no dicionário. É um neologismo, mas tenho certeza de que você entendeu muito bem o que eu quis dizer. Assim, apresento mais uma característica do vencedor: NUNCA DESISTIR, a não ser por bom senso ou por motivo de caráter.

Devemos dar um passo de cada vez

Voltando ao assunto inicial, enfatizo que o sucesso em relação a qualquer coisa se obtém a partir de um Sonho que se transforma em Meta, que, por sua vez, suscita a elaboração de um Plano de Ação, ou seja, um passo-a-passo. Este se dá pela definição das ações diversas necessárias para se alcançar o objetivo em determinada data.

Há vários recursos e instrumentos que auxiliam na elaboração e execução de um plano de ação. Eu gosto muito de recorrer aos Mapas Mentais, por serem extremamente fáceis de executar e poderosos.

MAPAS MENTAIS são diagramas dedicados a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual que auxiliam sobremaneira para a compreensão e solução de problemas. Sua aplicação é bem extensa. A sua principal função é a geração, visualização e classificação taxonômica das ideias, contribuindo para o estudo, para a organização de informações e para a tomada de decisões.

Esta técnica foi desenvolvida pelo Britânico Tony Buzan, quando procurava fortalecer os vínculos sinápticos que se produzem entre os neurônios do córtex cerebral. Ao utilizar um mapa mental, produz-se uma ligação electroquímica entre os hemisférios cerebrais, resultando no fato de as capacidades cognitivas se concentrarem sobre um mesmo objeto e trabalharem em harmonia com vista num mesmo propósito.

como criar um mapa mental

Num mapa mental, os elementos são incluídos de forma intuitiva de acordo com a importância dos conceitos, embora se organizem nos grupos, nos ramos ou nas áreas. Segundo os especialistas, este tipo de representação gráfica auxilia a memória.

Para elaborar um mapa mental, é recomendado utilizar um mínimo de palavras e iniciar a tarefa sempre no centro da folha, onde se coloca portanto a ideia central.

A seguir, vou indicar alguns programas que conheço para a elaboração de Mapas Mentais:

1. MIND MEISTER (grátis e pago)

Seu grande diferencial é por ser on-line. Ele é acessível de qualquer lugar, tem um visual bem agradável.

Download: http://www.mindmeister.com/pt

2. MIND NODE (grátis)

Programa muito simples e prático de se utilizar no dia a dia. Sua desvantagem é que é compatível somente com MAC OS, iPad e iPhone. Foi classificado pela Apple como “App Store Best”.

Download: www.mindnode.com

3. FREE MIND (grátis)

Freemind é programa de Software Livre para criar Mapa mental. Ele é bem simples e objetivo. Disponível para usuários Windows, MAC OS e Linux.

Download (site oficial): http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Download

4. XMIND (grátis e pago)

Este é o programa que eu uso. Gosto muito dele. Ele possui um visual agradável e diversas formas de compartilhamento dos mapas criados. É possível salvá-los no servidor XMind.
XMind é a versão grátis, já as versões mais completa (XMind Pro, e XMind Plus) são pagas. Disponível para Windows, MAC OS e Linux.

Download: http://www.xmind.net/download/win/

5. FREE PLANE (grátis)

Outro programa bem simples de ser utilizado. O ponto fraco é seu visual, não muito agradável. Disponível para Windows, MAC OS e Linux.

Download: http://freeplane.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

6. MIND MANAGER (pago)

Um programa bem completo. Porém não há versão grátis. Disponível para Windows e MAC OS.

Download: http://www.mindjet.com/mindmanager/

7. MIND MAPR (complemento Chrome)

Este tem uma particularidade interessante, trata-se de um complemento do navegador Google Chrome. Assim, é possível criar mapas mentais diretamente pelo navegador, sem necessidade de conexão com internet.

Download: https://chrome.google.com/webstore/detail/mindmapr/njkigggmlihigheckmmebgogbgdmllpo

8. COGGLE (grátis)

Também online. Permite mais de uma pessoa trabalhar no mesmo mapa mental.

Acesso: http://coggle.it/

Bom, existem dezenas de outros programas e aplicativos para criação de mapas mentais e conceituais. Caso você conheça mais algum interessante, por favor, deixe um comentário ou envie um e-mail para nós.

Cada Passo deve ser dado com Cuidado - Conclusão

Recentemente eu publiquei a reflexão a seguir em meu canal do Instagram (@aldomarques). Acredito que publicá-la aqui neste momento vai ser bom para dar um bom fechamento a este artigo. Vamos lá!

A palavra Cuidado vem do latim Cogitare. Expressa a atitude de pensar com atenção, planejar, ter desvelo, preocupação e interesse por algo ou alguém. Cuidadoso é, portanto, aquele que coloca a sua atenção no que faz, que mostra interesse no que acontece. Ele não vive em estado alheio, mas consciente.

Há pessoas que, quando caminham, têm o pensamento longe, em outro lugar. Estão totalmente espairecidas. Não prestam atenção no caminho que trilham nem nos passos que dão. Caminham e passeiam nas estradas de suas fantasias.

Cuidado significa estar completamente envolvido no caminhar. Todo passo é consciente, pelo menos deve ser. A cada avanço, tocamos o chão, observamos onde pisamos e prosseguimos, não ficamos presos ao que passa, mas focamos o destino.

Você consegue saber quantos passos precisa dar para alcançar seus objetivos?

Caminhar significa progredir, não permanecer sobre um estado, mas transformar-se no movimento para frente.

Que tal a partir de agora você realizar todas as suas ações com cuidado? Defina seus objetivos e foque nos resultados que almeja, e tenha atenção para que todas as suas ações contribuam para que você alcance o que deseja.

Espero que você tenha gostado e que este artigo lhe ajude no que você precisa. Se desejar comentar algo sobre o texto, sinta-se à vontade para escrever nos comentários abaixo.

Um forte abraço e até a próxima!

Aldo Marques Legal

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.


Se este texto suscitou em você o desejo de participar de um processo de coaching, entre em contato conosco para combinar uma sessão experimental. Atendemos presencialmente ou online, via videoconferências. Nossos telefones são (21) 98503-7777 - Aldo Marques e (11) 98308-3800 - Eunice Cardozo.


Leia também estes artigos:

 

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Mais Artigos...

10 Março 2016
02 Dezembro 2015
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Dica de Livros

06 Janeiro 2017
07 Dezembro 2016

Dica de Filmes

10 Fevereiro 2017
09 Dezembro 2016
25 Novembro 2016
18 Novembro 2016