Artigos

Apesar das tribulações que passamos todos os dias, podemos superá-las através da confiança e fé em Deus, que se faz nossa fortaleza e nosso escudo.

Resistindo a tribulações

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Mais uma vez fui convidado a ministrar uma palestra na Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo (dia 10/05/2017). Desta vez, o tema foi "Deus é a nossa fortaleza". Acredito que a transcrição de seu teor trará bons benefícios para quem deseja refletir sobre o enfrentamento das dificuldades e tribulações a que somos diariamente sujeitos em nossa vida.

Clique no play para ouvir o áudio:    em breve, aqui será incluído um áudio para você ouvir e baixar.

Iniciando esta reflexão, o primeiro pensamento que me ocorre para este momento é que a nossa vida é uma grande luta e diária, e muitas vezes cansamos e esmorecemos e até resmungamos, achando que Deus não nos ama e nos abandona.

Em Romanos 6,23, são Paulo nos ensina que o “salário do pecado é a morte”. O pecado, tenho certeza, é a pior coisa que existe na face da terra. Nada se compara a ele. Nenhuma crise, nenhuma doença, nenhuma guerra superam o mal que faz o pecado na vida do homem. Pelo pecado e por causa do pecado, a morte entrou no mundo e todos nós sofremos. Todos os problemas que passamos são provenientes do pecado. E Deus, em sua bondade e misericórdia infinita, enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para que fôssemos todos salvos, e Ele nos deu a Vida Eterna, que é o oposto ao fruto do pecado: a morte.

Assim, podemos perceber que já somos vencedores em Cristo Jesus.

O Filho de Deus nunca disse que nossa vida seria fácil (Mt 5,10-12), mas disse que a vitória está garantida porque Ele mesmo venceu o mal (Jo 16,33).

Se hoje ainda passamos por tribulações é porque a sabedoria de Deus nos ensina que é pelo fogo que se purifica o ouro, assim como, é com areia ou palha de aço que se limpa uma panela suja.

A etimologia da palavra “tribulação” nos revela que os “atritos” são importantes para nossa vida, por isso dizemos “arear panelas”, que equivale a tirar manchas escuras e engorduradas das panelas com areia.

Minha mãe sempre diz que “Deus dá o frio conforme o cobertor”, isto é, Ele nos conhece e não permite que sejamos atribulados sem que estejamos em condições de resistir.

“Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.” (2 Tim 1,7)

É incrível o que podemos aprender lendo a segunda carta de são Paulo a Timóteo. É um verdadeiro testamento de um homem que se encontrava aprisionado em Roma, já prevendo o seu fim (“Combati o bom combate”). São Paulo encoraja seu filho espiritual, Timóteo, a permanecer firme na fé para exercer o seu ministério. Esta carta é para nós, homens, que desejamos viver na graça de Deus, fortalecidos na tribulação.

As lições dadas por são Paulo não são teorias de um professor, mas o testemunho de uma vida entregue a Deus.

“... nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade, e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana.” (Rm 5,3-4)

Superando Tribulações

A Vida em Deus nos permite superar todas as tribulações

Como está a sua vida, meu irmão? Você a tem vivido nas graças de Deus ou parece que você apenas está sobrevivendo? Matando um leão a cada dia? Vendendo o almoço para conseguir o jantar?

Jesus é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ele está aqui no meio de nós. Hoje, antes dessa pregação, pudemos contemplá-lo no Santíssimo Sacramento do altar.

Ele nunca nos abandona, apesar de, às vezes, acharmos que estamos sozinhos e desamparados . “Aproximemo-nos pois, com toda confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno” (Hb 4,16).

Esta é a verdade sobre a nossa vida: se paramos diante dos nossos problemas, é porque não paramos diante da cruz. Se nossos problemas para nós são insuperáveis, é porque não conhecemos o poder grandioso de Deus, que é forte e fiel.

Deus é a nossa fortaleza e nele encontramos a nossa salvação. Se o pecado nos leva à morte, Deus nos concede a vida através do seu sacrifício.

Somos carne e por isso somos fracos

São Paulo diz: “Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.” (Rm 7,19)

No entanto, somos vivificados em Cristo Jesus. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20)

O mesmo são Paulo conclui: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? O perigo? A espada?” – Seu casamento fracassado? Seu vício? A crise financeira? Sua dificuldade de conseguir emprego? De sustentar sua casa? Suas tentações sexuais? – “[...] Em todas estas coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.” (Rm 8, 35.37)

Se você ainda se sente fraco, clame ao Senhor pela sua conversão. Entregue-se a ele. Entregue seu problema, sua tribulação, sua fraqueza. Deixe Deus ser Deus em sua vida. Deixe Deus ser sua fortaleza, seu amparo e seu sustento.

Conclusão

Termino convidando cada um aqui presente para rezar comigo a oração do Salmo 17. E você que está lendo esta transcrição, faça também a oração abaixo. Procure uma Bíblia e abra-a no Salmo 17. Este salmo é um cântico de Davi, proclamado após ele ter enfrentado muitos inimigos. O mesmo texto encontra-se também no segundo livro de Samuel (capítulo 22), onde é narrada a história do Rei Davi.

“Eu vos amo, Senhor, minha força! O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é minha rocha onde encontro o meu refúgio; meu escudo, força da minha salvação e minha cidadela. Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos.”

Espero que você tenha gostado e que esta mensagem tenha tocado o seu coração. Se desejar comentar algo sobre o texto, sinta-se à vontade para escrever nos comentários abaixo.

Um forte abraço e até a próxima!

Aldo Marques Legal

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.


Se este texto suscitou em você o desejo de participar de um processo de coaching, entre em contato conosco para combinar uma sessão experimental. Atendemos presencialmente ou online, via videoconferências. Nossos telefones são (21) 98503-7777 - Aldo Marques e (11) 98308-3800 - Eunice Cardozo.


Leia também estes artigos:

 

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Mais Artigos...

10 Março 2016
02 Dezembro 2015
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Dica de Livros

06 Janeiro 2017
07 Dezembro 2016

Dica de Filmes

10 Fevereiro 2017
09 Dezembro 2016
25 Novembro 2016
18 Novembro 2016