Artigos

Tenha Atitude e Couraça de um Rinoceronte

Tenha Atitude e Couraça de um Rinoceronte

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sabe aqueles momentos em que você se sente fraco e atordoado de tanto cansaço? O sucesso, às vezes, parece tão distante e inalcançável, quase algo imaginário? Pois bem, por mais que a vontade de desistir invada nosso coração ou nossa mente, desistir não deve ser nunca uma opção. Precisamos ter a atitude e a couraça de um rinoceronte.

Clique no play para ouvir o áudio:    em breve, aqui será incluído um áudio para você ouvir e baixar.

Sucesso, felicidade, realização profissional, dinheiro, saúde, amor e mais alguns outros desejos são o que a maioria das pessoas busca na vida. Todos nós queremos conquistar nosso lugar ao sol, mesmo que tenhamos nascido em situação precária ou não tenhamos tido oportunidades especiais. Todos nós temos sonhos, pelo menos por boa parte da nossa vida.

O que diferencia o bem-sucedido do fracassado é a atitude e sua reação perante os obstáculos. Assim como todos temos sonhos, todos também temos dificuldades.

Tenho em minha biblioteca particular um livro que guardo com muito carinho. Já o li e reli algumas vezes. Em certas ocasiões fiquei muito incomodado com seus ensinamentos e reflexões. Em outros, animei-me por encontrar em suas páginas as respostas que buscava e precisava ler. O livro é de autoria de Scott Alexander e seu título é "O Rinoceronte Bem-Sucedido".

O autor, de forma bem ilustrativa e alegórica, reflete sobre a atitude positiva que devemos adotar perante situações diversas da vida, e o faz comparando-nos a um rinoceronte, que se destaca no reino animal como um ser dotado de garra, persistência, determinação e força.

Um rinoceronte, quando deseja alguma coisa (por exemplo: chegar a um arbusto para comê-lo), determinado, avança em direção ao seu objetivo e ninguém o para. Ele tem uma atitude de vencedor. Não há zebra, antílope, leão ou crocodilo que consiga e queira ficar na frente de um rinoceronte determinado.

Um rinoceronte tem uma couraça de cerca 5cm de espessura. Ele não se abala por qualquer besteira e não se ressente com pequenos arranhões. Plantas espinhosas não o incomodam. Ele, focado, segue em frente até chegar ao que deseja.

Agora, imagine-se um rinoceronte de três toneladas, pronto para atacar. Você tem consigo todos os atributos que fazem de você um vencedor. Sua couraça lhe protege. Ninguém conseguirá barrá-lo, impedi-lo de alcançar seus objetivos. Os "NÃOS" que você ouvir no meio do caminho são apenas sussurros de pessoas que não entenderam o cerne da sua mensagem poderosa e cheia de benefícios. Qualquer que seja sua intenção (vender um produto, apresentar um serviço, evangelizar alguém) será conquistada pela sua determinação. Você persegue o que deseja. Como um rinoceronte, você tem grande fome e vai em busca do seu alimento. É muito divertido ser um rinoceronte!

Rinoceronte

Assim que o sol nasce e o céu clareia, você se põe de pé, determinado a viver intensamente mais um maravilhoso dia. À sua disposição, você tem uma grama bem verdinha e água límpida e refrescante para lhe dar a energia necessária que lhe permitirá fazer o que você planeja fazer. Por sinal, já na noite anterior, você pensou com detalhes como seria o seu dia seguinte e elencou suas tarefas, por isso não precisa perder tempo agora; tão logo amanhece, você se coloca pronto para as suas novas experiências.

Ciente das vantagens de ser um rinoceronte bem-sucedido, com postura de vencedor, você reconhece e é grato por mais um dia de possibilidades. E esta atitude só faz você ter mais energia e disposição. Com alegria, você olha para seu relógio e constata que possui várias horas de oportunidades que serão muito bem aproveitadas, porque você acordou para viver cada uma delas.

"A primeira ordem do dia, como rinoceronte, é atacar" (pág. 12). Olhando para sua lista de tarefas, você vê qual delas é prioridade e já inicia o seu trabalho. Um rinoceronte não tem medo de fazer o que precisa fazer para alcançar seus objetivos. Afinal, você tem um chifre bem pontudo e um grande porte que causam verdadeiro medo naquilo que (ou em quem) está à sua frente.

"Você é um rinoceronte e pode enfrentar muitas dificuldades" (pág. 13) durante o seu dia. Na verdade, você sabe que dificuldades só lhe ajudam a ser mais forte e determinado. Afinal, um bom marinheiro não se faz em mar calmo. "Quanto mais bem-sucedido um rinoceronte se torna, maiores são os torpedos que são atirados nele". Tudo bem! Lembre-se que sua couraça tem 5 cm de espessura e não é qualquer coisa que a machuca.

Por que rinocerontes não são vacas e vacas não são rinocerontes?

Assim como os rinocerontes, vacas adoram pastar uma grama verdinha. Elas também têm quatro patas, dois chifres e dois olhos atentos ao perigo. Mas por que vacas não são como os rinocerontes? Porque falta-lhes propósito. Esta é a grande diferença entre eles.

Vacas não sabem fazer outra coisa a não ser ruminar. Têm pele fina e vivem adoecendo com berne, uma doença de pele que atinge principalmente os animais bovinos.

Você já viu alguma vaca correndo pelos campos à procura de seus sonhos? Acredito que não! Por isso, mesmo vacas são animais domésticos e rinocerontes não. As vacas se acomodam no pasto cercado e acham que lá são felizes, sem nem perceberem que um dia vão virar filé no prato de alguém.

Agora eu vou lhe contar o verdadeiro segredo do sucesso.

Você pode ler todos os livros de auto-ajuda que existem no mundo; pode participar de todas as palestras e cursos motivacionais que acontecem em sua cidade; pode até fazer sessões de coaching, mas se você não ACREDITAR EM SI MESMO, tudo será em vão. E aí está, reforçando o que já foi dito, a grande diferença entre as vacas e os rinocerontes. Estes têm crença em si mesmo e um propósito que os anima a buscar o que querem. Aquelas não sabem o que desejam, querem apenas pastar sossegadamente à sombra.

Olha, as vacas vão até tentar convencer você de que são realistas; de que a vida não é fácil e de que a sorte só aparece para alguns que nasceram com a "bunda virada para a lua". Elas não acreditam que têm o poder de fazer o seu próprio destino. Não sabem que podem também viver como um rinoceronte. Elas não saberiam viver na floresta. Só sabem viver em um pasto cercado, em uma zona de conforto.

Vacas querem apenas pastar

Então, você prefere ser uma vaca ou um rinoceronte? Que tal você ter também uma atitude vencedora? Não se melindre nem se acovarde. Saiba o que você quer, tome sua decisão e siga em frente até realizar seu sonho. Seja um rinoceronte bem-sucedido.

Para concluir este artigo, convido você a assistir a um curto vídeo que demonstra o que podemos fazer quando estamos determinados a vencer. Não há desculpas nem quedas (fracassos) que vão nos retardar a alcançar o que almejamos. Michael Marosi, corredor de bike, apesar de ter largado em primeiro lugar, sofre uma terrível queda no percurso, mas ele não se rende. Veja a incrível ultrapassagem que demonstra quão ardente era o seu desejo de ganhar a competição.

Espero que você tenha gostado e que este artigo lhe ajude no que você precisa. Se desejar comentar algo sobre o texto, sinta-se à vontade para escrever nos comentários abaixo.

Um forte abraço e até a próxima!

Aldo Marques Legal

Olá! Eu sou Aldo Marques. Escritor, palestrante, criador do Programa de Superação de Limites Vencer Agora® e autor da maioria dos artigos deste site. Sou Life Coach, especializado em desenvolvimento pessoal com ênfase em espiritualidade e Analista Comportamental habilitado para a ferramenta DISC Assessment pela Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC, com Professional Coach Certification pela International Association of Coaching Institute. Minha paixão é ajudar pessoas a serem melhores.


Se este texto suscitou em você o desejo de participar de um processo de coaching, entre em contato conosco para combinar uma sessão experimental. Atendemos presencialmente ou online, via videoconferências. Nossos telefones são (21) 98503-7777 - Aldo Marques e (11) 98308-3800 - Eunice Cardozo.


Leia também estes artigos:

 

 

Buscar

Assine nossas Newsletters

Mais Artigos...

10 Março 2016
02 Dezembro 2015
28 Agosto 2015
06 Julho 2015

Dica de Livros

06 Janeiro 2017
07 Dezembro 2016

Dica de Filmes

10 Fevereiro 2017
09 Dezembro 2016
25 Novembro 2016
18 Novembro 2016